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Universidade Federal do Tocantins
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    GestãoTecnologia da Informação e ComunicaçãoPlanejamento Estratégico de TIC
    Objetivos Estratégicos de TIC

    Objetivos Estratégicos de TIC

    Os Objetivos Estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (OETi) são as respostas aos desafios estratégicos de TIC sendo responáveis por expressar o que a instituição terá como alvo para ser atingido e transposto de forma a superar esses desafios. Eles constituem os passos necessários e suficientes para a concretização da visão de futuro definidos nas questões estratégicas, ou seja, a missão, a visão e os valores. Os Objetivos Estratégicos de TIC são associados a um ou mais Objetivos Estratégicos Institucionais (OEIi), a um conjunto de Indicadores de Resultados em TIC (IRTi), que são utilizados para o acompanhamento do cumprimento de metas (viabiliza o monitoramento e a avaliação) e aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS).

    1OET12OET23OET34OET45OET56OET67OET78OET8

    Objetivo Estratégico de TIC (OET1):

    Expandir e inovar a prestação de serviços acadêmicos e administrativos de maneira acessível à sociedade por meio da transformação digital.

    Descrição:

    Ampliar a quantidade e a qualidade de serviços acadêmicos e administrativos digitais para a comunidade interna e externa à UFT de forma acessível digitalmente a partir das diretrizes da Estratégia do Governo Digital (EGD).

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional (OEI)

    OEI1,1

    Elevar o conceito institucional

    OEI1,2

    Melhorar os conceitos de avaliação dos cursos de graduação

    OEI2,1

    Elevar o número de matrículas e a permanência de alunos nos cursos de graduação

    OEI2,4

    Consolidar políticas de assistência estudantil

    OEI3,2

    Fomentar a criação e o desenvolvimento de mecanismos de geração de empreendimentos inovadores

    OEI3,5

    Consolidar um ecossistema de Inovação e Empreendedorismo integrado e articulado

    OEI4,2

    Elevar a inserção e reconhecimento social da UFT no Estado do Tocantins

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT1

    Percentual de serviços transformados digitalmente: apresenta a quantidade de serviços digitais oferecidos à sociedade em relação a Carta de Serviços e obter o percentual de transformação digital.

    IRT2

    Percentual de serviços com canais totalmente digitais publicados no portal gov.br: incluindo os serviços previstos para as IES da Rede Federal

    IRT3

    Percentual de processos críticos cobertos por sistema informatizado: processos administrativos e acadêmicos informatizados em relação a todos os processos críticos levantados.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS1

    Ampliar o acesso a serviços digitais na instituição através da execução do Plano de Transformação Digital.

    FCS2

    Aumentar a eficiência, a eficácia, a efetividade e a transparência dos serviços prestados otimizando a entrega de valor para a comunidade.

    FCS3

    Ampliar a comunicação interna e externa da instituição a partir dos seus serviços prestados e pelos mecanismos de comunicação formais e informais (i.e. redes sociais).

    Objetivo Estratégico de TIC (OET2):

    Oferecer uma melhor experiência aos usuários dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Aumentar o nível de satisfação dos usuários de TIC aprimorando a experiência do usuário em relação ao tempo de resposta e o nível dos serviços prestados à comunidade aprimorar a entrega de valor, aumentando a eficiência, a eficácia, a efetividade e a transparência

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI1,4

    Institucionalizar nos PPCs dos cursos de graduação a utilização de novas tecnologias educativas compatíveis ao mundo 4.0.

    OEI1,7

    Fortalecer e promover melhores condições para a oferta de cursos e disciplinas na modalidade EaD

    OEI2,1

    Elevar o número de matrículas e a permanência de alunos nos cursos de graduação

    OEI2,2

    Adequar toda a infraestrutura da  universidade para atender os requisitos de acessibilidade

    OEI4,2

    Elevar a inserção e reconhecimento social da UFT no Estado do Tocantin

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT4

    Índice  de satisfação do usuário: obtido pela avaliação dos serviços, vindo a qualidade a ser avaliada em termos de clareza das informações, facilidade de uso, qualidade dos canais de comunicação, custo ou esforço para a obtenção do serviço; disponibilidade do serviço; tempo para obter o serviço; e eficácia.

    IRT5

    Índice de Maturidade de Acessibilidade Digital: percentual de atendimento do Portal de Informações em relação ao eMAG

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS4

    Melhorar a experiência do usuário no uso e atendimento de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação por meio de técnicas de usabilidade e plataformas inovadoras

    FCS5

    Aumentar a disponibilidade e efetividade dos canais de comunicação da instituição para melhoria do relacionamento com a comunidade a partir dos serviços digitais.

    FCS6

    Facilidade de utilização dos serviços digitais a partir de mecanismos que provenham simplicidade e intuitividade na navegação pelas telas do serviço.

    FCS7

    O atendimento realizado através do serviço digital deve cumprir todas as etapas necessárias para responder a solicitação do usuário.

    FCS8

    Aplicar as diretrizes do Modelo eMAG no Portal de Informações da Instituição.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET3):

    Promover a adoção e melhoria dos mecanismos de gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Elevar os indicadores de gestão e governança de TIC para orientação, monitoramento e avaliação maximizando a atuação do Comitê de Governança Digital e Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação a partir dos indicadores iGesTI e iGovTI.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI5.1

    Elevar o índice Integrado de Governança e Gestão (iGG).

    OEI5.3

    Elevar o Índice de Governança em Tecnologia da Informação (iGovTI).

    OEI5.4

    Efetivar e intensificar as atividades do Comitê de Governança Digital (CGD).

    OEI5.6

    Reduzir os níveis de risco estratégico.

    OEI5.7

    Elevar o índice de Maturidade da Gestão de Riscos.

    OEI5.8

    Induzir a cultura da governança em todos os níveis da universidade.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT6

    Indicador de Gestão de TIC: levanta o índice de capacidade de gestão de TIC avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

    IRT7

    Indicador de Governança de TIC: levanta o índice de capacidade de governança de TIC pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

    IRT8

    Indicador de Eficiência do CGD: obtém a frequência de reuniões do CGD para tratar políticas e diretrizes de TIC (10 reuniões/ano).

    IRT9

    Indicador de Efetividade do CGD: obtém o cumprimento das deliberações e encaminhamentos das reuniões de governança.

    IRT10

    Indicador de Eficiência do CGTIC: obtém a frequência de reuniões de  gestão de TIC da instituição (15 reuniões/ano).

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS9

    Ampliar os mecanismos de acompanhamento da gestão de TIC a partir do indicador iGesTI.

    FCS10

    Ampliar os mecanismos de acompanhamento da governança de TIC a partir do iGovTI.

    FCS11

    Reduzir os riscos estratégicos institucionais a partir do apoio da área de TIC.

    FCS12

    Entender as TICs como ativos estratégicos essenciais para alcançar o sucesso institucional.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET4):

    Aprimorar a gestão dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Implementar ações e projetos que envolvam a melhoria, mapeamento e a automatização de processos relacionados ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação e comunicação.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI1,4

    Institucionalizar nos PPCs dos cursos de graduação a utilização de novas tecnologias educativas compatíveis ao mundo 4.0.

    OEI1,7

    Fortalecer e promover melhores condições para a oferta de cursos e disciplinas na modalidade EaD.

    OEI2,2

    Adequar toda a infraestrutura da  universidade para atender os requisitos   de acessibilidade.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT11

    Coeficiente de conformidade com o Acordo de Nível de Serviço: obtido a partir da avaliação dos serviços em uma escala de 5 notas cujos itens satisfeitos e muito satisfeitos serão somados e divididos pelo total de respostas.

    IRT12

    Percentual de incidentes informados: taxa de incidentes relatados através do sistema Atende+ de gestão de atendimento a serviços.

    IRT13

    Percentual de requisições informados: taxa de requisições de atendimentos realizados via sistema de atendimento Atende+.

    IRT14

    Tempo Médio Entre Falhas: indicador de desempenho de TIC que mede a quantidade de dias entre ocorrência de duas falhas.

    IRT15

    Tempo Médio de Reparo: indicador de desempenho de TIC que mede a quantidade de horas para reparar uma falha.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS13

    Elaborar e manter um Catálogo de Serviços de TIC.

    FCS14

    Implementar o processo de gestão de configuração e ativos de serviços de TIC.

    FCS15

    Implementar o processo de gestão de incidentes de serviços de TIC.

    FCS16

    Definir o Acordo de Nível de Serviço com as demais áreas de negócio da instituição.

    FCS17

    Executar o processo de gestão de continuidade de serviços de TIC.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET5):

    Aprimorar a gestão dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Implementar e fomentar ações de melhoria e gestão de projetos e processo de desenvolvimento de software com ênfase nas etapas de concepção, desenvolvimento e manutenção.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI1,4

    Institucionalizar nos PPCs dos cursos de graduação a utilização de novas tecnologias educativas compatíveis ao mundo 4.0.

    OEI1,7

    Fortalecer e promover melhores condições para a oferta de cursos e disciplinas na modalidade EaD.

    OEI2,2

    Adequar toda a infraestrutura da universidade para atender os requisitos de acessibilidade.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT16

    Índice de mudança de priorização de projetos: indica o percentual de solicitações de mudança de software em conformidade com critérios de seleção e priorização do CGD.

    IRT17

    Tempo de entrega (lead time): tempo de entrega em relação ao previsto para o desenvolvimento de software do início do projeto até a entrega do Mínimo Produto Viável (MVP).

    IRT18

    Taxa de sucesso da meta Sprint: métrica que calcula a porcentagem de itens que a equipe de desenvolvimento completou no sprint backlog em relação ao previsto.

    IRT19

    Número de versões de software: monitora com que frequência soluções são lançadas trimestralmente.

    IRT20

    Taxa de detecção de defeitos: calcula a relação entre o número de defeitos encontrados antes do lançamento da solução em comparação com o número encontrado após o lançamento.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS18

    Estabelecer critérios de seleção e priorização de aquisição e desenvolvimento de software.

    FCS19

    Implantar um processo de software para as atividades de desenvolvimento e manutenção.

    FCS20

    Manter um processo de gestão de projetos por meio de mensurações, com indicadores quantitativos e metas de processo.

    FCS21

    Implantar processo de gestão de projetos com equipe devidamente capacitada.

    FCS22

    Manter processo de software revisado e melhorado com base nas mensurações obtidas.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET6):

    Assegurar a gestão da segurança da informação e privacidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Implementar ações e mecanismos de melhoria da segurança de tecnologia da informação e comunicação para minimização dos riscos e maximização da continuidade de negócio preservando os critérios de segurança da informação e privacidade.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI5,3

    Elevar o Índice de Governança em Tecnologia da Informação.

    OEI5,4

    Efetivar e intensificar as atividades do Comitê de Governança Digital (CGD)

    OEI5,6

    Reduzir os níveis de risco estratégico

    OEI5,7

    Elevar o índice de Maturidade da Gestão de Riscos.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT28

    Taxa de total de endpoints monitorados: taxa de cobertura de dispositivo ou recursos que possam ser usados como fonte de informação.

    IRT29

    Taxa de detecção de incidentes: percentual de detecção de incidentes e tentativas de quebra de segurança.

    IRT30

    Indicador de Eficiência do CSI: obtém a frequência de reuniões do Comitê de Segurança da Informação para tratar políticas e diretrizes de Segurança da Informação (04 reuniões/ano).

    IRT31

    Indicador de Efetividade do CGD: obtém o cumprimento das deliberações e encaminhamentos das reuniões do CSI.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS23

    Implementar o processo de gestão de ativos e controle de acesso associados à informação.

    FCS24

    Implementar o processo de gestão de resposta a incidentes de segurança da informação.

    FCS25

    Implementar as diretrizes estabelecidas na Política de Segurança da Informação.

    FCS26

    Elaborar normas e procedimentos para uso dos serviços de TIC e ativos de informação.

    FCS27

    Implementar o processo de gestão de riscos de TIC relativo aos processos de negócio.

    FCS28

    Implementar o processo de classificação e tratamento da informação.

    FCS29

    Implementar as atividades de gestão da segurança dos recursos de processamento da informação, inclusive dos recursos de nuvem computacional.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET7):

    Otimizar as contratações e gestão do parque tecnológico de Tecnologia da Informação e Comunicação

    Descrição:

    Otimizar os processos de contratação de produtos e serviços de TIC conforme as legislações, orientações do Governo Federal e normas complementares da UFT gerando capacidade e disponibilidade para os serviços a partir de uma gestão eficiente e efetiva do parque tecnológico institucional.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI1,4

    Institucionalizar nos PPCs dos cursos de graduação a utilização de novas tecnologias educativas compatíveis ao mundo 4.0.

    OEI1,7

    Fortalecer e promover melhores condições para a oferta de cursos e disciplinas na modalidade EaD.

    OEI2.2

    Adequar toda a infraestrutura da universidade para atender os requisitos de acessibilidade.

    OEI5,5

    Consolidar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologias para a sociedade.

    OEI5,9

    Elevar o Índice de Governança em Aquisições.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT25

    Índice de conformidade com o PDTIC: taxa de execução das ações planejadas para o ano definidas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

    IRT26

    Taxa de renovação do parque tecnológico: taxa de atualização dos ativos e componentes da infraestrutura de TIC.

    IRT27

    Taxa de migração dos serviços para a nuvem: Índice de serviços implantados no ambiente de computação em nuvem.

    IRT28

    Retorno do Investimento: Indicador que expressa a taxa de retorno do investimento de TIC detectada para as áreas acadêmica e administrativa a partir de mecanismos de gestão e governança.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS30

    Manter e Gerenciar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

    FCS31

    Padronizar as atividades de contratação e de gestão de contratos de TIC por meio de mensurações, com indicadores quantitativos e metas de processo.

    FCS32

    Manter informações analíticas sobre os processos de contrações nas diferentes modalidades: registro de preço (solidário/conjunto); adesão; dispensa; inexigibilidade.

    FCS33

    Estabelecer estratégias de migração de serviços para ambiente de computação em nuvem.

    Objetivo Estratégico de TIC (OET8):

    Desenvolver as habilidades e competências dos servidores de Tecnologia da Informação e Comunicação adequadas ao planejamento, execução e avaliação dos projetos e serviços digitais

    Descrição:

    Aumentar o nível de habilidades e competências da equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação da instituição para aprimorar as atividades de gestão, governança, operação, projetos e serviços digitais institucionais.

    Identificador

    Objetivo Estratégico Institucional

    OEI4,1

    Estimular a inserção social da universidade gerando conhecimento e inovação à sociedade.

    OEI4,2

    Elevar a inserção e reconhecimento social da UFT no Estado do Tocantins.

    OEI4,1

    Consolidar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologias para a sociedade.

    OEI5,1

    Elevar o índice Integrado de Governança e Gestão (iGG).

    OEI5,2

    Elevar o Índice de Governança em Gestão de Pessoas.

    OEI5,8

    Induzir a cultura da governança em todos os níveis da universidade.

    OEI5,9

    Direcionar a governança para as áreas finalísticas da universidade.

    Indicador

    Descrição do Indicador

    IRT29

    Índice  de execução do Plano de Desenvolvimento de Pessoas de TIC: Adotar os indicadores de desenvolvimento de pessoas de TIC como norte para a capacitação, formação e qualificação do quadro de servidores dentro dos macroprocessos definidos.

    IRT30

    Índice de capacitação da unidade: Percentual de servidores da PROTIC/UFT= (quantidade de servidores da PROTIC capacitados x 100)/quantidade de servidores da PROTIC.

    IRT31

    Taxa de investimento em capacitação: Investimento em capacitação = (total de investimento realizado x 100)/investimento total previsto para o ano.

    IRT32

    Taxa de sucesso na capacitação: Taxa de sucesso = (quantidade de certificados apresentados pelos servidores da PROTIC x 100)/quantidade de servidores da PROTIC que participaram da capacitação.

    IRT33

    Taxa de servidores graduados: Percentual   de   servidores   com graduação  = (quantidade de servidores da PROTIC com título de bacharel/licenciado/tecnólogo x 100)/quantidade de servidores da PROTIC.

    IRT34

    Taxa de servidores especialistas: Percentual  de  servidores  com especialização = (quantidade de servidores da PROTIC com  título  de especialização x 100)/quantidade de servidores lotados na PROTIC.

    IRT35

    Taxa de servidores mestres: Percentual  de  servidores da PROTIC com título de mestrado  (quantidade de servidores da PROTIC com  título de mestrado x 100)/quantidade de servidores lotados na PROTIC.

    IRT36

    Taxa de servidores doutores = Percentual de servidores da PROTIC com título de doutorado  = (quantidade de servidores da PROTIC com título de doutorado x 100)/quantidade de servidores da PROTIC.

    Fator

    Descrição do Fator Crítico de Sucesso

    FCS34

    Qualificar a equipe em nível stricto sensu em gestão, inovação, tecnologia e educação formando para para melhor interação com a comunidade acadêmica, científica e tecnológica.

    FCS35

    Desenvolver as habilidades e competências da equipe em áreas específicas do campo de atuação da Tecnologia da Informação e Comunicação na instituição.

    FCS36

    Atrair e reter servidores para o quadro de administradores, analistas em tecnologia da informação e técnicos em tecnologia da informação.

    FCS37

    Dimensionar a força de trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação adequadas às necessidades de transformação digital da instituição.

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