Análise do Ambiente Estratégico de TIC
A análise do ambiente da TIC foi realizada a partir da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), pois trata-se de um método aplicado para estudo de cenários para o planejamento e gestão estratégico por meio da análise das vantagens (pontos fortes) e desvantagens (pontos fracos) internas da instituição e os aspectos externos positivos (oportunidades) e negativos (ameaças) para o crescimento ou comprometimento. A análise do ambiente interno avalia a posição atual da instituição, caracterizando como fatores que podem ser controlados pela gestão, ressaltando os pontos fortes e controlando ou até minimizar os efeitos dos pontos fracos. A análise do ambiente externo permite uma antecipação do futuro, sendo fatores que estão fora do controle da gestão, portanto, devem ser identificados e monitorados para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
FORÇAS (S) | FRAQUEZAS (W) |
S1: Centralização da gestão dos recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos de TIC; S2: Comitês de Governança e Gestão de TIC atualmente implantados e atuantes na instituição; S3: Capacidade de identificação e internalização de novas tecnologias; S4: Unidade administrativa fortalecida em níveis estratégico, tático e operacional como uma Pró-Reitoria; S5: Equipe bem capacitada, qualificada em nível de graduação e pós-graduação e engajada na resolução dos desafios; S6: Modelo de trabalho orientado a criação de valor com base em instrumentos de auditoria, avaliação e planejamento institucional. S7: PDI voltado à inovação pedagógica com ferramentas de TIC.
| W1: Baixa maturidade dos processos de gestão e governança de TIC reduzindo a excelência técnica e sustentabilidade; W2: Falta de credibilidade da TIC junto às demais unidades administrativas e acadêmicas; W3: Comunicação interna e externa ineficiente resultando em atrasos na entrega de produtos e serviços de TIC; W4: Dificuldade em mensurar os resultados das entregas de valor à comunidade; W5: Equipe de desenvolvimento com número insuficiente de servidores e a equipe de banco de dados com um número inexistente; W6: Portfolio de TIC divulgado inadequadamente; W7: Falta de alinhamento das equipes técnicas e administrativas para executar projetos e serviços.
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OPORTUNIDADES (O) | AMEAÇAS (T) |
O1: Adoção de soluções oferecidas por outras instituições da Administração Pública Federal; O2: Modelos de normativos institucionais de TIC definido e compartilhado pelo Sistema de Administração de TIC do Governo Federal; O3: Estratégia de Transformação Digital estabelecida e fomentada pela Administração Pública Federal; O4: Ampliação da utilização de soluções que utilizam nuvem computacional para prover serviços prontos e funcionais à comunidade; O5: Modelos de Gestão e Governança promovido e difundido na Administração Pública Federal; O6: Interação com gestores de outras órgãos no Colégio de Gestores de TIC (Andifes/Sisp); O7: Bom trânsito para atendimento das demandas institucionais junto à bancada legislativa do Estado do Tocantins.
| T1: Baixa capacidade de retenção de profissionais de TIC na instituição; T2: Inexistência de política de seleção e priorização das demandas de TIC; T3: Deficiência no planejamento e nos processos das demais unidades administrativas gerando soluções digitais que não atendem o público; T4: Cultura incipiente de gestão de projetos e serviços acadêmicos e administrativos na instituição; T5: Redução no orçamento federal para a instituição inviabilizando investimentos em soluções de TIC; T6: Gestão de riscos pouco praticada pelas unidades administrativas impactando na priorização das demandas de TIC; T7: Demandas legais sem o acompanhamento orçamentário para implementação.
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