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Sobre a Proap
A Pró-reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) é responsável por orientar e coordenar os processos de planejamento institucional e orçamentário na universidade, contribuindo para a definição dos objetivos e metas institucionais descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento norteador das ações que a universidade deve desenvolver para garantir o atingimento dos seus objetivos.
As ações e os objetivos definidos no PDI são relacionados e priorizados durante a elaboração do Plano de Distribuição Orçamentária (PDO), documento institucional que tem como finalidade demonstrar como os recursos repassados pelo governo Federal por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) são distribuídos e gastos na universidade, oferecendo mais transparência ao processo de distribuição e execução orçamentária.
Além disso, a Proap como integrante do Comitê de Governança e Riscos, tem como responsabilidade a elaboração da metodologia a ser utilizada para condução do processo de gestão de riscos; orientação dos gestores de riscos na identificação, análise e avaliação dos riscos inerentes às atividades institucionais, levando em consideração a probabilidade de ocorrência e o impacto do evento; orientação dos gestores de riscos na elaboração de planos de tratamento e ações de mitigação adotadas, considerando o grau de risco definido; contribuição para a elaboração e acompanhamento da execução dos planos de ação para o tratamento dos riscos; consolidação da avaliação de riscos por meio da elaboração de relatórios periódicos; apoio e conscientização dos gestores quanto à importância da gestão de riscos e sobre a responsabilidade inerente a cada servidor nesse gerenciamento.