Esse site utiliza cookies
PET Saúde Inovação & Saúde Digital do Tocantins desenvolve áudio educativo sobre saúde mental em parceria com a UFT FM
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) Inovação & Saúde Digital do Tocantins produziu um áudio psicoeducativo voltado à promoção da saúde mental, em parceria com a Rádio UFT FM. A iniciativa integra as ações do Janeiro Branco, mês dedicado à sensibilização sobre o cuidado com a saúde mental, e tem como objetivo incentivar a busca por apoio psicológico e combater estigmas relacionados ao tema.
Desenvolvido pela UFT e pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Rádio UFT FM, o projeto faz parte do PET Saúde Inovação & Saúde Digital do Tocantins: Formando profissionais para o SUS 4.0. A produção do áudio foi realizada pelo Grupo de Trabalho Saúde Mental no Contexto da Saúde Digital.
O Grupo de Trabalho Saúde Mental é composto por professores dos colegiados de Psicologia e Ciência da Computação da UFT, estudantes monitores do curso de graduação em Medicina (Júlia Gonçalves Borges, Renanda Freitas, Ana Vitória Ataides e Gabriela Cardoso), Jornalismo, Psicologia (Tamires Pereira de Sousa e Rafael Pereira), Nutrição (Morganna Dias Mendes), Direito e Ciência da Computação (Vitória Leal e Antônio Cássio). Além de trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde. Entre os docentes envolvidos estão a Professora Jamile Luz Morais Monteiro; Professor Tanilson Dias dos Santos; Professor Marcos Fabiano Monteiro Costa e o Professor George Bernardo Sousa Miranda.
Segundo a professora Jamile Luz Morais Monteiro, as ações educativas como essa são fundamentais para romper estigmas ainda presentes na sociedade.
“As ações de educação e conscientização em saúde contribuem para a saúde pública e coletiva na medida em que naturalizam e normalizam doenças que geralmente são estigmatizadas, especialmente as relacionadas à saúde mental. Ainda existe a ideia equivocada de que apenas quem é ‘louco’ procura ajuda psicológica, quando, na verdade, qualquer pessoa pode vivenciar sofrimento psíquico em algum momento da vida, capaz de comprometer suas atividades diárias — e está tudo bem buscar ajuda”, ressalta.
A diversidade de áreas e cursos fortalece o projeto ao estimular a inter e a transdisciplinaridade, promovendo um espaço de troca de saberes e experiências. Dessa forma, as ações em saúde são pensadas a partir da perspectiva digital, garantindo que o produto final represente a contribuição de cada área do conhecimento envolvida.
O material foi transmitido pela Rádio UFT FM até 31 de janeiro, nos horários de 8h50, 12h50, 17h50 e 21h50, com cobertura em Palmas e região.