Esse site utiliza cookies
Apresentação
Presente em mais de 700 municípios brasileiros e com a participação de mais de 100 instituições públicas de ensino superior, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006 para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País".
Trata-se de um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos superiores na modalidade educação a distância (EaD) prioritariamente para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Ao incentivar pesquisas em metodologias inovadoras respaldadas em tecnologias de informação e comunicação, bem como a colaboração entre a União e os entes federativos nos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), o Sistema UAB fomenta o desenvolvimento de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Assim, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso à universidade com a oferta de cursos em locais mais distantes e isolados, fora dos grandes centros urbanos onde a maior parte das oportunidades de educação de nível superior se concentra.
Os Polos EaD UAB, em sua maioria, são mantidos em regime de colaboração por estados e municípios, visando garantir o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem.
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil/acesse-tambem/o-que-e-uab
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil/