Pesquisar

Agenda

Dezembro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Dez alunos da UMA participam da Semana Nacional da Conciliação

Imprimir PDF



Com o objetivo de resolver demandas jurídicas de forma rápida e solucionar por definitivo conflitos que estão na Justiça, foi aberta nesta segunda-feira (24) a Semana Nacional da Conciliação do Tocantins, no Fórum de Palmas. O evento este ano conta com a participação de dez alunos da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins.


As audiências com os conciliadores começaram na tarde de hoje e vão até a próxima sexta-feira (28). 


"Os idosos da UMA irão contribuir na Semana da Conciliação com sua vivência e sabedoria, eles irão somar neste trabalho", disse a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), desembargadora Ângela Prudente. Para a Coordenadora da UMA, professora Neila Barbosa Osório, proporcionar essa oportunidade para os estudantes da terceira idade é uma conquista. "O nosso propósito é mostrar que os velhos podem trabalhar e colaborar com a nossa sociedade", enfatizou Neila.


A estudante da UMA, Stela Botelho Duarte, 58 anos, está otimista com a participação no evento. "É uma grande honra poder contribuir com minha experiência e conhecimento para execução dos trabalhos dos conciliadores. Como cidadã estou ajudando o judiciário e a sociedade", avaliou Stela.


Para participar do evento os alunos da UMA passaram por uma capacitação. A conciliadora da Central de Conciliadores do Fórum de Palmas, Paola Lazzaretti, informou que durante o treinamento os estudantes se mostraram interessados e participativos. "Eles irão atuar como colaboradores, ajudando administrativamente na estrutura e na organização", explicou a conciliadora.


Participaram da abertura do evento, o vice-governador, Tom Lira, os juízes Gilson Coelho Valadares, coordenador estadual do Movimento pela Conciliação e Nelson Coelho Júnior, coordenador da Central de Conciliação de Palmas e  o presidente da Organização Brasileira dos Advogados (OAB) seccional Tocantins, Epitácio Brandão. 


Convênio

 

As vagas abertas para participação dos alunos da UMA na Semana da Conciliação foram possíveis após parceria, entre o Tribunal de Justiça e a UFT. O convênio foi firmado no início de outubro deste ano, onde foi permitido que os estudantes pudessem realizar estágio e serviços voluntários no judiciário.  

 

UMA recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Imprimir PDF

A Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade  (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Drª Neila Barbosa Osório, irá receber a "Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados" no próximo dia 26, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). "Sinto-me honrada por receber essa homenagem,  prestar serviços aos velhos do nosso estado é um orgulho", agradeceu a professora.

Para a professora, trabalhar com idosos, é lutar contra a invisibilidade da população que mais cresce no mundo. "O movimento social que criamos tem o intuito de dar educação, dignidade, autonomia e reconhecimento no último ciclo da vida", disse a professora. "Esse trabalho é gratificante, fico feliz por poder contribuir e levar para a sociedade o conhecimento gerado dentro da universidade", completou a professora.

Com uma educação voltada para a cidadania, os alunos da UMA recebem aulas de direitos humanos, saúde do idoso, gerontologia, música, informática e vários outras áreas do conhecimento. A UMA aproxima a sociedade da Universidade. "Esse é um lugar de todos, e a UMA cumpre esse papel, os alunos vem pra dentro da Universidade e não o contrário", explicou a professora.

 

A Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados destina-se a distinguir e galardoar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, programas, campanhas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros. 

 

Segue convite: 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL