Pesquisar

Agenda

Novembro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

UMA recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Imprimir PDF

A Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade  (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Drª Neila Barbosa Osório, irá receber a "Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados" no próximo dia 26, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). "Sinto-me honrada por receber essa homenagem,  prestar serviços aos velhos do nosso estado é um orgulho", agradeceu a professora.

Para a professora, trabalhar com idosos, é lutar contra a invisibilidade da população que mais cresce no mundo. "O movimento social que criamos tem o intuito de dar educação, dignidade, autonomia e reconhecimento no último ciclo da vida", disse a professora. "Esse trabalho é gratificante, fico feliz por poder contribuir e levar para a sociedade o conhecimento gerado dentro da universidade", completou a professora.

Com uma educação voltada para a cidadania, os alunos da UMA recebem aulas de direitos humanos, saúde do idoso, gerontologia, música, informática e vários outras áreas do conhecimento. A UMA aproxima a sociedade da Universidade. "Esse é um lugar de todos, e a UMA cumpre esse papel, os alunos vem pra dentro da Universidade e não o contrário", explicou a professora.

 

A Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados destina-se a distinguir e galardoar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, programas, campanhas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros. 

 

Segue convite: 

 

Aluna da UMA celebra 92 anos

Imprimir PDF

 

Esbanjando vida e felicidade, a estudante da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) Mercedes Real Tortosa celebra 92 anos, na próxima sexta-feira,. "Eu estudo, cozinho, lavo roupa, faço crochê e minha idade não me impede de fazer nada", disse a aniversariante que frequenta a UMA há três anos.

 

Mercedes é espanhola, está no Brasil desde a década de 50 e, apesar de ter formado como Educadora Política Social do Envelhecimento Humano, em junho deste ano, ela permanece estudando na UMA. "Quando cheguei aqui, encontrei amizades e pessoas que me acolheram com amor, por isso permaneço na universidade", explicou.

 

Quando questionada sobre o segredo para a longevidade, a resposta dela foi a alegria e não reclamar da vida. "Estou inteira, não sei dar receita, só sei dizer que gosto de todos por onde passo e não me queixo de nada", enfatizou Mecerdes. Segundo ela,  o único problema de saúde é a trombose nas pernas. "Mas não doem, subo e desço montanha e vou para todo lugar", brincou a nonagenária.  


Festa

 

Para comemorar o aniversário, os alunos da UMA fizeram uma festa para Mercedes, na tarde de ontem. "Não poderíamos deixar de prestigiar a nossa mascote da turma, pois sua disposição para a vida é uma inspiração para todos", falou a estudante Vera Lúcia Ribeiro Farias, 69 anos.

 

Na oportunidade, a Coordenadora da UMA, professora Neila Barbosa Osório, levantou que ter pessoas idosas dentro da universidade será cada vez mais natural. "Pois o envelhecimento é um processo latente em nossa sociedade, hoje já somamos 26 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)", colocou a professora.  Os dados informados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2013. 

 

 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL