Pesquisar

Agenda

Fevereiro 2013
Dom seg ter qua qui sex Sáb
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 1 2

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Alunos da UMA participarão de projeto de educação ambiental

Imprimir PDF

 

 

Com intuito de sensibilizar os idosos sobre o valor dos ecossistemas e da preservação ambiental, o projeto Agente da Maturidade para o Meio Ambiente (Amma) do Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra) irá desenvolver, na Capital, atividades com o objetivo de levar conhecimento sobre a realidade ambiental. As capacitações irão acontecer nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), do Setor Morada do Sol, nos dias 15 e 16 de outubro; no Jardim Aureny III, nos dias 21 e 22 de outubro; e na 407 Norte nos dias 29 e 30 de outubro. 

"Conservar o ambiente é um processo continuo que deve ser efetuado pela comunidade, e os idosos, mesmo sendo, muitas vezes esquecidos pelos demais membros da sociedade, podem e devem desempenhar um trabalho de educação ambiental", disse o presidente do Idahra, Fernando Nunes Filho.

O projeto Amma irá capacitar 120 idosos sobre o processo de preservação dos recursos naturais, em Palmas. "Nós iremos estimular os participantes a despertarem o senso de responsabilidade cidadã, revendo seu papel enquanto agente socioambiental de transformação da realidade local", explicou o presidente.

O Idahra é uma entidade civil sem fins lucrativos e econômicos, com atuação principal em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de caráter cultural, educacional, de assistência social e de saúde e tem como missão o estabelecimento do pleno exercício das atividades cidadãs da sociedade civil, proporcionando crescimento humano por meio da dinamização das atividades educacionais/produtivas e do incentivo ao uso sustentável dos recursos naturais.

 

Relação de Afetividade com o Portador de Alzheimer é tema de palestra da Abraz-TO.

Imprimir PDF

 

A Relação de Afetividade com o Portador de Alzheimer é o tema da palestra ministrada, nesta quinta-feira, 16-10, pela psicóloga comportamental Lucilene Prado, na Associação Brasileira de Alzheimer no Tocantins (Abraz-TO). "Ter uma pessoa com a doença na família ou cuidar de portador da demência afeta a saúde emocional e o nosso objetivo é ajudar estes familiares à lidar com seus diversos medos, frustrações, amor e raiva", explicou a psicóloga. Segundo ela, esta é uma situação que passa por diversos sentimentos e por não saber cuidar, muitas pessoas se afastam do doente.

A palestra irá ocorrer durante a reunião mensal de apoio aos familiares de pessoas que possuem a doença de Alzheimer, às 19 horas, no Espaço Viver Melhor, na 108 Sul, Alameda 5, ao Lado do Ambulatório Evangélico.

Para a psicóloga, quem cuida de uma pessoa com Alzhemeir deve está sempre se atualizando, participando de grupos e trocando experiências. "As emoções dessas pessoas ficam abaladas, principalmente porque elas tem uma visão doente e com a doença ela vai ficando um pouco órfão do ser humano que está sob seus cuidados. Por isso, é importante conhecer novos comportamento que as ajudem a lidar com essa situação", disse Lucilene.

O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em participar. "O intuito é reunir pessoas de diferentes formações, cuidadores de idosos e familiares para informar sobre a doença e seus mais diversos aspectos. Nós também procuramos levantar a importância de incluir o idoso com alzheimer no convício social" , disse a presidente da Abraz-TO, Neila Barbosa Osório.  

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL