Pesquisar

Agenda

Outubro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Relação de Afetividade com o Portador de Alzheimer é tema de palestra da Abraz-TO.

Imprimir PDF

 

A Relação de Afetividade com o Portador de Alzheimer é o tema da palestra ministrada, nesta quinta-feira, 16-10, pela psicóloga comportamental Lucilene Prado, na Associação Brasileira de Alzheimer no Tocantins (Abraz-TO). "Ter uma pessoa com a doença na família ou cuidar de portador da demência afeta a saúde emocional e o nosso objetivo é ajudar estes familiares à lidar com seus diversos medos, frustrações, amor e raiva", explicou a psicóloga. Segundo ela, esta é uma situação que passa por diversos sentimentos e por não saber cuidar, muitas pessoas se afastam do doente.

A palestra irá ocorrer durante a reunião mensal de apoio aos familiares de pessoas que possuem a doença de Alzheimer, às 19 horas, no Espaço Viver Melhor, na 108 Sul, Alameda 5, ao Lado do Ambulatório Evangélico.

Para a psicóloga, quem cuida de uma pessoa com Alzhemeir deve está sempre se atualizando, participando de grupos e trocando experiências. "As emoções dessas pessoas ficam abaladas, principalmente porque elas tem uma visão doente e com a doença ela vai ficando um pouco órfão do ser humano que está sob seus cuidados. Por isso, é importante conhecer novos comportamento que as ajudem a lidar com essa situação", disse Lucilene.

O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em participar. "O intuito é reunir pessoas de diferentes formações, cuidadores de idosos e familiares para informar sobre a doença e seus mais diversos aspectos. Nós também procuramos levantar a importância de incluir o idoso com alzheimer no convício social" , disse a presidente da Abraz-TO, Neila Barbosa Osório.  

 

UMA faz homenagem ao Dia dos Professores

Imprimir PDF

 

Os acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) estão preparando uma grande festa para comemorar o Dia dos Professores nesta quarta-feira, 15-10, na sede da UMA em Palmas. "Esse é o momento de prestar homenagem aos nossos mestres, que com empenho e carinho nos ensinam diariamente a sabedoria dos livros e da vida", disse a estudante Venecy Pereira dos Santos, 66 anos. Na ocasião, os alunos também irão manifestar apoio ao Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama.

A homenagem aos professores é uma iniciativa dos estudantes. Eles estão organizando apresentações teatrais e musicais para festejar a data. "Será o momento de prestigiar aqueles que dedicam tempo aos velhos, são poucos os que se preocupam com um envelhecer mais digno e com educação aos idosos, por isso não podemos deixar esta data passar em branco", explicou Venecy.  

O momento será de agradecimento. "Apesar de ser tão latente em nossa sociedade, o envelhecimento ainda não é parte integral das políticas públicas e muitos se esquecem dos velhos. Mas os professores da UMA não, eles se preocupam com a gente e nos ensinam a ter uma velhice mais digna", complementou à Coordenadora da UMA do polo de Palmas, Maria Margarete  Silva de Sousa.

Para a festa estão sendo preparados docinhos, salgadinhos e quitutes. "Todos com o carinho que só avó tem ", garantiu Margarete.

Outubro Rosa

Na oportunidade, os alunos também irão lembrar da Campanha Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama, que estimula e sensibiliza a população a fazer o auto exame como prevenção pelo diagnóstico precoce. 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL