Pesquisar

Agenda

Agosto 2013
Dom seg ter qua qui sex Sáb
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Nota de falecimento

Imprimir PDF

   E com pesar que a Universidade da Maturidade UMA/UFT, comunica o falecimento do Senhor Augusto Gonçalves de Oliveira, 78 anos, acadêmico da 5° turma da UMA. Informamos que o corpo será velado na antiga Casa de Maria, localizada na quadra 106 sul. A UMA expressa sinceros sentimentos aos amigos e familiares. 

 

Alunos da UMA recebem atividades da Semana Nacional do Trânsito

Imprimir PDF

 

Os alunos da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) receberam nesta quarta-feira, 24-09, a palestra  'O Idoso no Trânsito' e fizeram a credencial para pessoas idosas, documento obrigatório para utilização de vagas especiais em estacionamentos. As duas atividades fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que tem como o slogan: “Todo mundo passa por aqui, inclusive você”, em alusão a faixa de pedestre.

 

"Muitos não sabem da credencial para pessoas idosas, mas para utilizar as vagas prioritárias de estacionamentos que são destinadas aos usuários da terceira idade é preciso portar o cartão Estacionamento Vaga Especial", explicou o especialista em trânsito e assessor direto do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Yuri Nery.

 

A emissão da credencial é feita na Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smamtt), com apresentação dos seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade e comprovante de endereço. Segundo o gerente de controle e processamento de infrações da  Smamtt, Odécio Costa, o idoso que não tem  o cartão  e estacionar em vaga prioritária, está sujeito a uma infração de trânsito. "Como qualquer outro condutor que estaciona irregularmente em local indevido", informou o gerente.

 

Ainda de acordo com o gerente, a credencial é um documento pessoal e o veículo que estiver com idoso portador do cartão Estacionamento Vaga Especial, tem direito de utilizar áreas demarcadas exclusivamente para eles.

 

A acadêmica da UMA, Vera Lúcia Ribeiro Farias, 69 anos, disse que apesar de existirem as vagas especiais e as normas para que elas sejam cumpridas, ainda é muito difícil fazer com que as pessoas respeitem. "Falta humanidade e educação no trânsito. Apesar de existir toda essa regulamentação, as pessoas não se importam se você é idoso ou possui cartão", desabafou.  

 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL