Pesquisar

Agenda

Outubro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Alunos da UMA recebem atividades da Semana Nacional do Trânsito

Imprimir PDF

 

Os alunos da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) receberam nesta quarta-feira, 24-09, a palestra  'O Idoso no Trânsito' e fizeram a credencial para pessoas idosas, documento obrigatório para utilização de vagas especiais em estacionamentos. As duas atividades fazem parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que tem como o slogan: “Todo mundo passa por aqui, inclusive você”, em alusão a faixa de pedestre.

 

"Muitos não sabem da credencial para pessoas idosas, mas para utilizar as vagas prioritárias de estacionamentos que são destinadas aos usuários da terceira idade é preciso portar o cartão Estacionamento Vaga Especial", explicou o especialista em trânsito e assessor direto do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), Yuri Nery.

 

A emissão da credencial é feita na Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (Smamtt), com apresentação dos seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de identidade e comprovante de endereço. Segundo o gerente de controle e processamento de infrações da  Smamtt, Odécio Costa, o idoso que não tem  o cartão  e estacionar em vaga prioritária, está sujeito a uma infração de trânsito. "Como qualquer outro condutor que estaciona irregularmente em local indevido", informou o gerente.

 

Ainda de acordo com o gerente, a credencial é um documento pessoal e o veículo que estiver com idoso portador do cartão Estacionamento Vaga Especial, tem direito de utilizar áreas demarcadas exclusivamente para eles.

 

A acadêmica da UMA, Vera Lúcia Ribeiro Farias, 69 anos, disse que apesar de existirem as vagas especiais e as normas para que elas sejam cumpridas, ainda é muito difícil fazer com que as pessoas respeitem. "Falta humanidade e educação no trânsito. Apesar de existir toda essa regulamentação, as pessoas não se importam se você é idoso ou possui cartão", desabafou.  

 

 

Casal da UMA celebra 9 anos de união

Imprimir PDF

 

O Educador Político no Envelhecimento Humano, Hely Carvalho Matos, 81 anos, e Magda Gomes Taveira Bruno Marques, 50 anos, celebram nesta quarta-feira, 24-09, bodas de cerâmica. Eles estão casados há nove anos.

"É um momento de muita alegria. Manter um casamento por tantos anos não é fácil, principalmente com a nossa diferença de idade. Ele é 30 anos mais velho que eu, mas para o amor não existem barreiras", enfatizou Magda. Segundo ela, o segredo para a união é cumplicidade e direção de Deus. 

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL