Pesquisar

Agenda

Setembro 1947
Dom seg ter qua qui sex Sáb
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

UMA ministra palestra sobre Enfrentamento da Violência Contra Pessoa Idosa

Imprimir PDF

 

O Vice-Coordenador da Universidade da Maturidade (UMA/UFT), Luíz Sinésio da Silva Neto, ministrou, na manhã de hoje, a palestra 'O Enfretamento a Violência contra o Idoso' durante as atividades da II Mobilização Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Vila Nova, em Porto Nacional.A importância da educação na velhice foi ressaltada pelo professor como instrumento para o combate a violência ao idoso. "O conhecimento é uma ferramenta para o empoderar o velho nas suas relações sociais, seja com a família ou com as instituições", disse Silva Neto.   


Na ocasião, também esteve presente o Gerontólogo Cristiano Granadier. que falou sobre a importância do envelhecimento com dignidade, do Estatuto do Idoso e dos medos que aparecem com o envelhecimento.  "Os principais medos dos idosos, ao contrário do que muita gente pensa, não é o medo da dor, nem de doenças ou da morte, mas o medo de se tornar um peso para a família ou perder sua independência", disse Granadier.


O evento contou com idosos que participam de grupos de convivência dos Cras de Porto Nacional, Ponte Alta e Brejinho de Nazaré. A mobilização  foi promovida para este público com o objetivo de trabalhar sua autoestima e garantir uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Durante as atividades os idosos receberam atenção especial, com direito a atendimento por profissionais da saúde, apresentações culturais e refeição. 

 

 

 

UMA organiza evento Internacional para o Dia Mundial do Idoso de 2015

Imprimir PDF

Palmas irá sediar o Congresso Internacional da Associação Brasileira das Universidades Abertas da Terceira Idade (Abrunati), que acontecerá em outubro de 2015. O evento é um dos mais importantes na área do envelhecimento humano. "Queremos reunir pessoas dos mais diferentes setores do conhecimento para podermos suscitar  discussões e propostas que nós levem a pensar em uma velhice mais digna, com saúde, educação e políticas públicas adequadas aos nossos idosos", disse a Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) e organizadora do evento, professora Neila Barbosa Osório.

 

Os convites para pesquisadores e universidades de todo país já estão sendo feitos. "Já estivemos pessoalmente apresentando o evento para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e para a Universidade de Brasília (UnB). Queremos o maior número de pessoas do meio acadêmico e social para propor melhorias para a qualidade de vida da população que mais cresce no mundo", enfatizou a professora.

 

 

No evento acontecerão sessões interativas, apresentações culturais, relatos de experiências e celebração do Dia Internacional do Idoso, data comemorada no dia 1° de outubro. 


 

Visitas realizadas na Unb e UFMS

   

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL