Pesquisar

Agenda

Dezembro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

Aula na UMA trabalhou a importância do desapego

Imprimir PDF

  A importância do desapego foi o tema da aula de hoje, 24, ministrada pela coach Rita Torezani, aos acadêmicos da Universidade da Maturidade UMA/UFT.

 Segundo ela, é importante desapegar de bens materiais, sentimentos ruins, problemas maus resolvidos, para que a nossa vida seja mais feliz. “Uma pessoa que sabe se desapegar de todas as coisas ruins que já vivenciou com certeza é uma pessoa mais feliz”, afirmou Rita.

 

 

Dez alunos da UMA participam da Semana Nacional da Conciliação

Imprimir PDF



Com o objetivo de resolver demandas jurídicas de forma rápida e solucionar por definitivo conflitos que estão na Justiça, foi aberta nesta segunda-feira (24) a Semana Nacional da Conciliação do Tocantins, no Fórum de Palmas. O evento este ano conta com a participação de dez alunos da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins.


As audiências com os conciliadores começaram na tarde de hoje e vão até a próxima sexta-feira (28). 


"Os idosos da UMA irão contribuir na Semana da Conciliação com sua vivência e sabedoria, eles irão somar neste trabalho", disse a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), desembargadora Ângela Prudente. Para a Coordenadora da UMA, professora Neila Barbosa Osório, proporcionar essa oportunidade para os estudantes da terceira idade é uma conquista. "O nosso propósito é mostrar que os velhos podem trabalhar e colaborar com a nossa sociedade", enfatizou Neila.


A estudante da UMA, Stela Botelho Duarte, 58 anos, está otimista com a participação no evento. "É uma grande honra poder contribuir com minha experiência e conhecimento para execução dos trabalhos dos conciliadores. Como cidadã estou ajudando o judiciário e a sociedade", avaliou Stela.


Para participar do evento os alunos da UMA passaram por uma capacitação. A conciliadora da Central de Conciliadores do Fórum de Palmas, Paola Lazzaretti, informou que durante o treinamento os estudantes se mostraram interessados e participativos. "Eles irão atuar como colaboradores, ajudando administrativamente na estrutura e na organização", explicou a conciliadora.


Participaram da abertura do evento, o vice-governador, Tom Lira, os juízes Gilson Coelho Valadares, coordenador estadual do Movimento pela Conciliação e Nelson Coelho Júnior, coordenador da Central de Conciliação de Palmas e  o presidente da Organização Brasileira dos Advogados (OAB) seccional Tocantins, Epitácio Brandão. 


Convênio

 

As vagas abertas para participação dos alunos da UMA na Semana da Conciliação foram possíveis após parceria, entre o Tribunal de Justiça e a UFT. O convênio foi firmado no início de outubro deste ano, onde foi permitido que os estudantes pudessem realizar estágio e serviços voluntários no judiciário.  

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL