Pesquisar

Agenda

Outubro 2014
Dom seg ter qua qui sex Sáb
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Programação

Não tem eventos

Localização

Sede da UMA

Indicar Site

Indique esse site aos seus amigos.
Todas as Notícias

TJTO assina convênios com a UFT e firma estágio e serviços voluntários para alunos da maturidade

Imprimir PDF

 

  O Dia Mundial do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1/10), foi marcado pela assinatura de convênios entre o Tribunal de Justiça e a Universidade Federal do Tocantins. Os termos foram firmados pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, e pelo reitor Márcio Antônio da Silveira, e permitirão estágio e serviços voluntários envolvendo os estudantes da Universidade da Maturidade - UMA. Os idosos irão atuar, entre outras atividades durante a Semana Nacional da Conciliação.

 

  A parceria foi celebrada por todos os 80 alunos que terão a oportunidade de dividir suas experiências de vida com o Judiciário tocantinense. "O Judiciário tem buscado estar cada vez mais próximo do cidadão e por isso hoje estou aqui, pois tenho certeza que vocês engrandecerão muito os serviços prestados pela Justiça", afirmou a presidente do TJTO, que ainda acrescentou, "essa alegria de viver, a experiência de cada um vai contribuir com a Justiça e com os nossos jurisdicionados".
 
  Para o reitor da UFT os convênios demonstram a responsabilidade social do Judiciário. "O Tribunal com tanta responsabilidade vem aqui doar um tempo para a UMA, isso indica visão, que a Justiça tem compromisso social e está realmente preocupada com a sociedade", afirmou o Márcio da Silveira.
 
Convênios
 
 Os convênios seguirão em duas frentes, estágio obrigatório, atendendo os estudantes do Projeto de extensão da Universidade da Maturidade – UMA, da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, devidamente matriculados. A segunda parceria será por meio de serviços voluntários, também envolvendo os idosos integrantes da UMA. A carga horária não ultrapassará 6h diárias. Entre as atividades que serão exercidas estão auxílio no processo de digitalização de processos físicos e a participação dos alunos na Semana Nacional da Conciliação, prevista para ser realizada em todo o Brasil no mês de novembro.
 
 "Essa oportunidade é muito importante para nossos alunos e nós vamos ao Tribunal prestar serviços à sociedade tocantinense e seremos motivo de orgulho para o Judiciário, para a UFT e para todo o Tocantins", garantiu a coordenadora nacional da Universidade da Maturidade, Neila Ozório.
 
 Dona Maria Raquel Dias, de 68 anos, não vê a hora de contribuir. "Achei bom demais, será uma experiência nova". A empolgação também é registrada nas palavras de dona Odete Teixeira, de 72 anos, "Muito bom, divulga a UMA e a gente vai levar as nossas experiências de vida para ajudar a Justiça".
 
  Acompanharam a assinatura dos convênios a coordenadora da UMA, Neila Ozório, a juíza auxiliar da presidência do TJTO, Silvana Parfieniuk, a integrante da UMA Gilda Gomes, a coordenadora do curso de pedagogia da UFT, Dilsilene Ayres e o professor da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto. Os estudantes da maturidade presentearam o público com várias apresentações culturais. Músicas cantadas pelo Coral da Maturidade e dona Elida Mota, de 70 anos, que caracterizada dublou a cantora Alcione, animaram a festa.
 
Fonte: ascom/TJ-TO
 
 

UMA e TJ-TO irão assinar convênio de trabalho voluntário/estágio

Imprimir PDF

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado na próxima quarta-feira, 01-10, a Universidade da Maturidade (UMA/UFT) juntamente com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO)  irão assinar o convênio de trabalho voluntário/estágio com objetivo de abrir as portas do mercado de trabalho para os acadêmicos. Na oportunidade, a UMA irá lançar o seu novo portal. A cerimônia irá acontecer, às 14:30, no prédio da UMA na Universidade Federal do Tocantins.   

 

"O convênio irá oportunizar o trabalho voluntário/estágio para que os idosos possam comprovar sua capacidade de executar as tarefas. Neste primeiro momento, eles irão prestar serviços para agilizar a documentação do Tribunal de Justiça", explicou a Coordenadora da UMA, Drª Neila Barbosa Osório.

 

Para o sucesso no desenvolvimento dos trabalhos, os estudantes serão acompanhados e, por meio de orientações e capacitações, serão buscados avanços no desempenho das atividades. "Além de proporcionar o aprendizado, essa ação irá oferecer cidadania e dignidade a nossa população de velhos", enfatizou Neila.

 

A UMA também está ganhando um site mais atrativo para seus visitantes e acadêmicos. "Por meio do novo portal, os estudantes e o público em geral terão acesso as informações sobre o projeto, as disciplinas, cursos e jogos interativos. Ele será nossa vitrine para o mundo", informou Drª. Neila.

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL