Coordenação do Curso

COORDENAÇÃO GERAL DO CURSO

corrdenadora

Drª. Neila Barbosa Osório

Coordenadora Nacional da UMA

Professora da Universidade Federal do Tocantins – Colegiado de Pedagogia / Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, UFSM / Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Graduação em Serviço Social Universidade Católica Dom Bosco UCD. Docente do Mestrado em Educação da UFT. Autora do Projeto de Extensão Universidade da Maturidade, que é referência em Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil em 2012. Possui livros sobre Educação de velhos na Universidade, Relações Intergeracionais e Instituições de Longa Permanência. Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais.

coordenador

Prof.Luiz Sinésio da Silva Neto

Vice-coordenador / Assessor Técnico

Graduação em Educação Física pelo CEULP/ULBRA, especialização em Gerontologia pela Universidade Federal do Tocantins, Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília, Doutorando em Ciências Tecnologias e Saúde pela Universidade da Brasília-UNB. Professor Efetivo da UFT no colegiado de Medicina, onde coordena a saúde do idoso. Professor da Pós Graduação em Gerontologia da UFT, vice-coordenador do Programa Universidade da Maturidade. Possui livros e artigos publicados na linha de pesquisa envelhecimento, aspectos biológicos, funcionalidade e qualidade de vida.

DSC03850 (2)

Coordenador do Curso de Medicina da UFT. Prof. MSc. Paulo Geovanny Pedreira

Professor

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1996) e mestrado em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Atualmente é Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins. É professor da Universidade Federal do Tocantins na disciplina Saúde do Adulto II (módulo de reumatologia), e coordenador da residência médica de Clínica Médica da Universidade Federal do Tocantins.

DSC03856 (2)

Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFT. Profa. MSc. Dilsilene Maria Ayres de Santana.

Mestre

Graduada em Pedagogia(1989) e Mestre em Educação Brasileira(2002) pela Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás. Desde 2003 é docente do quadro de efetivos da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Palmas. Tem experiência na Educação Básica e Superior. Atua na área de Educação, principalmente, nos seguintes temas: estado e políticas públicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação rural.

Docentes – Pólo de Palmas

Fernando

Fernando Alfonso

Engenheiro Ambiental

Cursou ensino fundamental no Colégio Agostiniano em Goiânia – GO, posteriormente no Colégio Rogacionista em Brasília-DF e Ensino médio no Colégio Marista de Palmas – TO. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UFT – Universidade Federal do Tocantins com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, pós graduado em Gestão Social e aluno regular do curso de Mestrado em Educação da UFT possui experiência em Projetos e práticas socioambientais. Pesquisa atualmente práticas educativas intergeracionais, voltadas para o meio ambiente. Atua com projetos e ações com o setor público e privado, permeando por diversas áreas e diferentes públicos-alvo (crianças, adultos, idosos, comunidades tradicionais, catadores de recicláveis, etc.). Possui experiência complementar com capacitações e treinamentos, formando e motivando de gestores e equipes, além assessoria técnica voltada para a administração pública.

    Lígia Parriao

    Lígia Parrião

    Letras com Ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas

    Possui graduação em Letras – Inglês pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2006). Atualmente é professora de língua inglesa da Escola SESC de Palmas e professora de lingua inglesa do Centro Educacional São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

      Paulo Fernando

      Dr. Paulo Fernando

      Doutor em Educação

      Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás ? UFG (2011), possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT, desde 2003, no Curso de Pedagogia e, desde 2013, no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (Campus Universitário de Palmas). Atualmente, na UFT, exerce a função de Assessor para Assuntos Estratégicos da Reitoria e Primeiro Membro da Comissão de Ética Pública. No Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Tocantins – FEPAD/TO exerce a função de membro efetivo na qualidade de representante da Associação Nacional de Formação de Profissionais da Educação – ANFOPE. No período de 2009-2010 exerceu a função de Presidente da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Palmas (FMECT/FUPACT); no período de junho de 2012 a março de 2014 desempenhou a função de Diretor Executivo da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) e Presidente do Conselho Superior da FAPTO no período de abril a outubro de 2014 . Atualmente é membro titular no Conselho Municipal Educação de Palmas com mandato de 2015 a 2017, indicado pela administração superior da UFT no segmento dos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior na cidade de Palmas. No Rio de Janeiro, durante 15 anos, exerceu o cargo de professor na Educação Básica desempenhando diferentes funções (professor regente nas séries iniciais; professor de História no ensino fundamental, médio e pré-vestibular). Na gestão escolar exerceu função de Diretor Geral de Unidade Escolar de Horário Integral (CIEP) da Prefeitura do Rio de Janeiro e atividades técnico-pedagógicas na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. No setor privado de ensino lecionou História e desempenhou a função de Coordenador Pedagógico na Educação Básica. Na gestão universitária exerceu a função de Chefe de Gabinete da Reitoria no período de implantação da UFT (2003-2008). No curso de Pedagogia da UFT leciona Fundamentos e Metodologias do Ensino da História, Antropologia & Educação, Educação e Cultura Africana e Afro-brasileira e, na extensão/pesquisa, atua no Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos (NIEDIH) e na Universidade da Maturidade (UMA). Na condição de pesquisador desenvolve estudos sobre as dimensões históricas e políticas dos Direitos Humanos e pesquisas relacionadas ao envelhecimento, trabalho e carreira docente na educação básica sob a ótica dos direitos humanos.