Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)

Sobre o Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

Criado em 2006, o Prodocência financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.

Os objetivos do programa são: contribuir para a elevação da qualidade da educação superior, formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino no país, dinamizar os cursos de licenciatura das instituições federais de educação superior, propiciar formação acadêmica, científica e técnica dos docentes e apoiar a implementação das novas diretrizes curriculares da formação de professores da educação básica.

 

Diretrizes

 


Construindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturas

Coordenadora: Profa. Ma. Norma Lucia da Silva

Objetivo Geral: Desenvolver a metodologia de trabalho por projetos nos cursos de licenciatura como forma de revitalizar esses cursos, envolvendo professores e alunos na produção do conhecimento científico, instrumentalizando-os, por meio da reflexão sobre a ação docente, para a utilização de práticas pedagógicas mais eficientes que possam otimizar a educação superior básica.

Câmpus: Araguaína

Cursos: Ciências Biológicas (EaD), Ciências com habilitação em Matemática, Geografia, História e Letras.


Construindo Saberes: o ensino por projetos nas licenciaturas

Coordenadora: Profa. Ma. Norma Lucia da Silva

Objetivo Geral: Dar continuidade ao trabalho por projetos nos cursos de licenciatura visando a melhoria desses cursos, promovendo a experiência de produção de material didático pelos licenciados e a cooperação entre os docentes da educação superior e básica, por meio de reuniões periódicas realizadas na UFT, principalmente, com os participantes do Pibid (professores, supervisores, estagiários e coordenadores), que já estão engajados na identificação dos problemas e na melhoria da educação básica.

Câmpus: Araguaína, Arraias e Miracema

Cursos: Ciências Biológicas (EaD), Ciências com habilitação em Matemática, Geografia, História, Letras (Araguaína); Pedagogia (Arraias) e Pedagogia (Miracema).


Construção de Saberes em Laboratórios de Educação Matemática e Práticas Pedagógicas

Coordenador Geral: Prof. Me. Rochelande Felipe Rodrigues
Coordenador Adjunto: Prof. Me. Kaled Sulaiman Khidir

Objetivo Geral: Contribuir para elevação da qualidade dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, na perspectiva da melhoria da formação didático-pedagógica dos profissionais do magistério que lecionam na alfabetização, letramento e os que ensinam matemática na educação básica, e ressaltando o seu papel social.

Câmpus: Arraias

Cursos: Matemática e Pedagogia

 


Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT

Coordenador Geral: Prof. Me. Rochelande Felipe Rodrigues
Coordenador Adjunto: Prof. Me. Kaled Sulaiman Khidir

Objetivo Geral: Contribuir para elevação da qualidade dos cursos de licenciatura em Artes, Matemática e Pedagogia, por meio do ensino, pesquisa e extensão a fim de fomentar melhorias na formação didático-pedagógica dos profissionais do magistério da educação básica em laboratórios de ensino (Lemat, Lappe e Life) e em seu campo de trabalho.

Câmpus: Arraias, Miracema e Palmas

Cursos: Artes, Matemática, Pedagogia (Arraias) e Pedagogia (Miracema e Palmas)

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFT)
Diretoria de Programas Especiais em Educação (DPEE)
Setor de Aperfeiçoamento Discente
Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco IV, Sala 219
Palmas/TO | 77001-090

Telefone: (63) 3232-8271
E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/prodocencia

Coordenador:
Thiago Ramos Machado

 
Fim do conteúdo da página