Esse site utiliza cookies
UFT realiza curso do "Fortalece PSE" em escolas da rede básica na região de Palmas
O objetivo do PSE é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica e se embasa na Política Nacional de Atenção Básica, Política Nacional de Promoção da Saúde e Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Sul da Bahia formalizaram convênio para a expansão do PSE por meio do Projeto Fortalece PSE, com a finalidade de fortalecer a atuação intersetorial entre saúde e educação, qualificando os Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) e promovendo o protagonismo juvenil.
Nesses 18 anos do Programa verificou-se a necessidade de sua expansão em todo território brasileiro e a importância em promover ações intersetoriais de educação em saúde nas instituições de ensino. Porém, verificou-se a ainda um conjunto de desafios a serem enfrentados como a existência de práticas de saúde fragmentadas e pontuais, e principalmente a necessidade da participação ativa dos estudantes nas propostas de ações de saúde. Assim, identificou-se a necessidade de realizar ações de saúde com vista a promoção do protagonismo juvenil na produção da própria saúde.
A Universidade Federal do Tocantins compõe a rede de instituições formadoras do Projeto Fortalece PSE, tendo a professora Thayza Miranda, do curso de Enfermagem, como coordenadora local; e também professores e estudantes. Do curso de Enfermagem (Professoras: Leidiene Santos e Juliana Bastoni. Estudantes: Maria Eduarda Souza, Pedro Henrique Barbosa e Anna Júlia Silva); e Nutrição (Professora: Renata Moreira. Estudantes: Jaqueline Lopes, Paulo Henrique Almeida e Thamyrys Silva) na equipe. Contamos também com Samuel Ramos, jovem mobilizador estadual do Fortalece PSE, professora Olga Alencar como facilitadora pedagógica; e Karen Oliva como articuladora estadual. Constituem, também, essa rede a coordenadora estadual do PSE da Secretaria de Estado da Saúde,Kassusa Noronha; a coordenadora estadual do PSE da Secretaria de Estado da Educação, Renata Acácio; e demais membros dos GTI do Estadual do Tocantins, e GTI-municipal de Palmas, Araguaína, Tocantínia e Porto Nacional.
O Fortalece PSE congrega um conjunto de ações dentre elas o curso de Extensão de Protagonismo de Adolescentes e Jovens, que tem o objetivo de capacitar a Equipe do Fortalece PSE, professores e estudantes bolsistas e voluntários das instituições formadoras de cada estado, além de profissionais de saúde e educação que compõe os grupos de trabalho intersetoriais (GTI) nas secretarias de saúde e educação dos estados e municípios que aderiram ao PSE.
O Curso soma 40 horas e teve início em junho deste ano com finalização prevista para setembro de 2025. Este foi organizado em atividades síncronas e assíncronas, com atividades individual e coletiva, para as 29 turmas no Brasil.
Ao final do curso as escolas integrantes da Rede PSE, indicadas pelos GTI-M e GTI-E serão acompanhadas por 10 meses pela Equipe de Aprendizagem Ativa do Fortalece PSE para a elaboração, implementação e avaliação de um Projeto Saúde-Escola, embasado nas necessidades do território escolar e desenvolvido por professores, estudantes e profissionais de saúde da Atenção Básica.