Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT fortalece presença no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) em Brasília
    PROEST

    UFT fortalece presença no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) em Brasília

    A participação da Proest reforçou o compromisso da Universidade com o avanço da assistência estudantil e das políticas de inclusão

    Por  Jordanna Simonelle | Edição: Samuel Lima | e | Revisçao: Paulo Aires  | Publicado em 01/12/2025 - 18:17  | Atualizado em 01/12/2025 - 20:54
    Compartilhe:

    Servidores da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) representaram a Universidade Federal do Tocantins no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), realizado na última semana de novembro em Brasília, reforçando o compromisso institucional com o aprimoramento das políticas de inclusão, permanência e qualidade de vida estudantil.

    O Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) ocorre duas vezes por ano, assim como os encontros regionais promovidos pelo Fórum. A UFT integra a regional Norte, que reúne representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para discutir ações estratégicas relacionadas à Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e às Ações Afirmativas, atuando como instância consultiva da Andifes.

    Representantes da Proest durante a programação do Encontro Nacional do Fonaprace em Brasília ( Foto: Divulgação )

    O pró-reitor de Assistência Estudantil, Kherlley Caxias, enfatizou a relevância da participação da UFT nesses espaços coletivos:

     “É muito importante a presença da UFT nos encontros regional e nacional do Fonaprace porque nesse espaço ocorrem a troca de experiências exitosas e o aprofundamento das questões da política de Assistência Estudantil que perpassam questões orçamentárias, de gestão e questões legais. No atual contexto da universidade pública federal, os desafios para o cumprimento da missão de produzir conhecimento científico, de desenvolver ensino de qualidade e extensão articulada com os anseios da comunidade, não serão superados se não houver uma articulação com a política de Assistência Estudantil, pois a maioria dos/as estudantes são ingressantes por meio do sistema de cotas, pertencentes a grupos que historicamente foram excluídos do acesso ao ensino superior. São esses estudantes os destinatários da Política Nacional de Assistência Estudantil. O conhecido tripé universitário: ensino-pesquisa-extensão pressupõe uma base para se sustentar, essa base de apoio é a Assistência Estudantil e as Ações Afirmativas.”

    Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com representantes do Ministério da Educação, incluindo o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Entre os temas debatidos estiveram a nova matriz de distribuição de recursos do Pnaes, a regulamentação da Lei 14.914, além de questões referentes às políticas de alimentação como o restaurante universitário  e de moradia estudantil.

    UFT fortalece presença no Fonaprace durante encontro nacional em Brasília (2).jpg
    UFT fortalece presença no Fonaprace durante encontro nacional em Brasília (1).jpg

    Tags:  Proest,  Reunião,  PNAES.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.