Esse site utiliza cookies
UFT fortalece presença no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) em Brasília
Servidores da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) representaram a Universidade Federal do Tocantins no Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), realizado na última semana de novembro em Brasília, reforçando o compromisso institucional com o aprimoramento das políticas de inclusão, permanência e qualidade de vida estudantil.
O Encontro Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) ocorre duas vezes por ano, assim como os encontros regionais promovidos pelo Fórum. A UFT integra a regional Norte, que reúne representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) para discutir ações estratégicas relacionadas à Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e às Ações Afirmativas, atuando como instância consultiva da Andifes.
O pró-reitor de Assistência Estudantil, Kherlley Caxias, enfatizou a relevância da participação da UFT nesses espaços coletivos:
“É muito importante a presença da UFT nos encontros regional e nacional do Fonaprace porque nesse espaço ocorrem a troca de experiências exitosas e o aprofundamento das questões da política de Assistência Estudantil que perpassam questões orçamentárias, de gestão e questões legais. No atual contexto da universidade pública federal, os desafios para o cumprimento da missão de produzir conhecimento científico, de desenvolver ensino de qualidade e extensão articulada com os anseios da comunidade, não serão superados se não houver uma articulação com a política de Assistência Estudantil, pois a maioria dos/as estudantes são ingressantes por meio do sistema de cotas, pertencentes a grupos que historicamente foram excluídos do acesso ao ensino superior. São esses estudantes os destinatários da Política Nacional de Assistência Estudantil. O conhecido tripé universitário: ensino-pesquisa-extensão pressupõe uma base para se sustentar, essa base de apoio é a Assistência Estudantil e as Ações Afirmativas.”
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com representantes do Ministério da Educação, incluindo o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Entre os temas debatidos estiveram a nova matriz de distribuição de recursos do Pnaes, a regulamentação da Lei 14.914, além de questões referentes às políticas de alimentação como o restaurante universitário e de moradia estudantil.