Esse site utiliza cookies
UFT participa do XIX Encontro Nacional do Fortec
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) esteve representada no XIX Encontro Nacional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), realizado entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre (RS). O evento reuniu os principais atores do Sistema Nacional de Inovação, consolidando-se como um dos mais relevantes espaços de discussão sobre propriedade intelectual, transferência de tecnologia e gestão da inovação no Brasil.
Com o tema “Inovação, Sustentabilidade e Governança para um Brasil Resiliente: o papel dos NITs”, o encontro destacou a importância dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) na construção de soluções sustentáveis e resilientes diante dos desafios climáticos. Também abordou temas emergentes, como Geopolítica da Inovação e a Nova Indústria Brasil (NIB).
A diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Inovato, professora Claudia Auler, explicou que durante os quatro dias de evento, a programação contou com palestras magnas, painéis, minicursos e visitas técnicas, reunindo gestores, pesquisadores, representantes do governo e da iniciativa privada. Um dos destaques foi o painel internacional “Advocacy para a Inovação: impacto da Transferência de Tecnologia na reconstrução da sociedade após crises”, que contou com a presença dos especialistas Anji Miller (Reino Unido) e Ashley Stevens (Estados Unidos), reforçando o caráter global do encontro.
Claudia Auler participou das discussões e da reunião da Regional Norte do Fortec, que contou com representantes do Amazonas, Tocantins e Roraima. O encontro regional tratou de pautas estratégicas, como a redução das assimetrias regionais e o fortalecimento dos NITs da Região Norte, especialmente quanto à estruturação de equipes e ao acesso a recursos.
Para ela, as visitas técnicas proporcionaram uma imersão nos principais ambientes de inovação do Rio Grande do Sul, incluindo o Ecossistema UFRGS-ZENIT (Câmpus Vale) — referência em incubação e aceleração de tecnologias — e o Instituto Caldeira, hub que conecta startups, universidades e grandes empresas: "Essas experiências destacaram modelos bem-sucedidos de articulação entre academia e mercado, reforçando o papel das ICTs como catalisadoras do desenvolvimento regional".
“Participar do Fortec é importante para fortalecer a atuação da UFT no cenário nacional da inovação. O evento possibilita o compartilhamento de experiências, a troca de boas práticas e o estabelecimento de parcerias estratégicas com outras ICTs e atores do ecossistema. Além disso, nos permite trazer novas referências para aprimorar a gestão da inovação e da propriedade intelectual na universidade”, destacou a professora Claudia Auler.
O encontro contou com o apoio da UFRGS, PUCRS, UFCSPA e UFPEL, integrando as ações da “Aliança para a Inovação”, iniciativa vinculada ao “Pacto Alegre”.