Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Seminário aborda o papel das Doulas da Morte e reflete sobre direitos humanos
    MULTIDISCIPLINAR

    Seminário aborda o papel das Doulas da Morte e reflete sobre direitos humanos

    Doulas da Morte acompanham pessoas em seus últimos momentos de vida

    Por  Marlon Brito  | Publicado em 26/06/2024 - 17:49  | Atualizado em 26/06/2024 - 18:07
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove o Seminário Temático Pedagógico sobre Doulas da Morte: Refletindo o Sentido da Vida, um evento que envolve conceitos multidisciplinares das perspectivas sobre a morte e o processo de morrer. Os interessados em participar podem se inscrever (clique aqui) e acompanhar através do YouTube.

    Foto com uma pessoa sentada segurando a mão de uma pessoa deitada
    Doulas da Morte são profissionais que acompanham e assistem pessoas em seus últimos momentos de vida (Foto: Divulgação)

    De acordo com a equipe do Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CEPIC), do Câmpus de Palmas, responsável pela organização do evento, o objetivo é promover a aprendizagem ativa e reflexiva sobre o papel das doulas da morte, profissionais que acompanham e assistem pessoas em seus últimos momentos de vida. “A programação é diversificada e aberta para além dos profissionais da saúde. É para toda a sociedade! Nós, da enfermagem, convivemos com essa experiência, desde os cuidados domiciliares, cuidados paliativos, até outras responsabilidades amparadas na nossa legislação. Mas, são questões que ultrapassam as formações dos profissionais da saúde e a UFT promove este evento multidisciplinar para acrescentar isso na formação de nossos alunos, de todos os cursos”, explica a coordenadora do projeto, enfermeira e professora Ana Edith.

    A programação envolve diversos momentos de trocas de experiências, e conta com a presença de membros da Rede de Cidadania e Direitos Humanos (Rede UFT), com a participação da professora Gleidy Braga, em abordagens sobre o tema “A bioética nas tomadas de decisões das suspensões das medidas fúteis”. Jornalista e advogada, a coordenadora adjunta da Rede UFT promove diálogo sobre as complexas questões envolvidas nas decisões médicas para menores de idade e destaca os direitos e deveres dos pais conforme a legislação brasileira, em casos como, por exemplo, a intervenção do Estado em situações onde o bem-estar e a vida da criança estão em risco.

    “Estamos com muitas programações ricas na UFT, neste encerramento de semestre. Este evento é um deles e destaca a importância da integração entre teoria e prática no campo da bioética, em decisões que envolvem o trabalho das doulas da morte, as questões dos direitos humanos de nossas crianças e outros assuntos que exigem essa sensibilidade da universidade e o nosso compromisso ético com o bem-estar. Parabenizo a todos, organizadores, palestrantes, participantes. Extensão é isso! É compartilhar conhecimentos e experiências, enriquecendo nosso entendimento e aprimorando nossas práticas”, comemora a pró-reitora de Extensão  da UFT, professora Maria Santana Milhomem.


    Tags:  Palmas,  cepic,  Proex,  Direitos Humanos.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.