Esse site utiliza cookies
Projeto "Flor de Ginga", do Câmpus de Miracema, promove mobilização feminina em atividade na Unidade Warã
O Projeto de Extensão “Flor de Ginga”, vinculado ao curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema, promoveu no último dia 29 de maio seu primeiro grande evento de mobilização feminina. A iniciativa é produto do projeto, que tem como objetivo incentivar e fortalecer a presença das mulheres nas atividades de Capoeira Angola realizadas no Câmpus, ampliando o protagonismo feminino em espaços historicamente marcados pela participação masculina.
A atividade reuniu dezenas de mulheres de diferentes cursos do Câmpus, além de representantes da comunidade externa, criando um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das redes de apoio entre as participantes.
O projeto, que nasceu das atividades de disciplinas ligadas aos estudos afro-brasileiros sob orientação do professor Francisco Gonçalves Filho (Xico), segue com encontros semanais às quintas-feiras, às 17h30, na Unidade Warã, do Câmpus de Miracema.
A programação do evento no último dia 29 de maio, incluiu a apresentação do projeto e uma palestra ministrada pela professora Dr.ª Luciane Silva de Souza, do colegiado de Pedagogia, com o tema “Construindo uma nova roda: Educação, Cultura e Protagonismo Feminino”.
Segundo Ana Balbina Milhomem, aluna e uma das organizadoras, o “Flor de Ginga” se consolida como um ambiente fértil para o debate e a valorização do protagonismo feminino, não apenas na capoeira, mas em toda a vida acadêmica.