Esse site utiliza cookies
Projeto de extensão do curso de Engenharia de Alimentos promove a 22ª edição da Semana do Pescado 2025
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Engenharia de Alimentos, promove a 22ª Semana do Pescado durante todo o mês de setembro, com apoio das disciplinas Práticas Extensionistas II e III, envolvendo alunos e atividades coordenadas pelos professores Pedro Ysmael Cornejo Mujica e Eduardo Sousa dos Anjos.
O projeto incentiva o consumo do pescado como proteína saudável, a partir de diferentes espécies, e busca fortalecer a cadeia produtiva por meio da difusão de conhecimento e da valorização dos profissionais que atuam na piscicultura no Tocantins. A iniciativa também promove o contato direto com representantes do setor em todo o Brasil, ampliando o networking e o acesso a informações.
As ações ocorrem em nível nacional e estadual, com palestras, criação de pratos e promoções em supermercados e varejos. Em Palmas, a UFT participa com palestras em escolas de ensino fundamental e médio, além de atividades em feiras livres, supermercados e peixarias para estimular o consumo de pescado.
As atividades também aproximam a universidade do setor produtivo. Para o professor e coordenador do projeto, Pedro Ysmael Cornejo Mujica, a participação dos estudantes é essencial "Para os alunos é muito importante porque permite aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e aproxima do setor produtivo, levando conhecimentos técnicos e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura no Tocantins. Também, por meio de nossas ações, levamos os conhecimentos produzidos em nossos laboratórios e a contribuição da UFT ao setor produtivo e à comunidade em geral", destacou.
A piscicultura tem ganhado destaque no Tocantins como atividade estratégica para a produção de alimentos, impulsionada pela abundância de recursos naturais do estado. O pescado se consolida como alimento essencial pela importância na dieta e pelo alto valor nutritivo.
