Esse site utiliza cookies
Professores da UFT participam do lançamento do relatório antimanicomial de 2025
No dia 28 de julho de 2025, na sede do Conselho Federal de Psicologia, em Brasília, a coordenadora e professora do curso de Psicologia, Juliana Biazze Feitosa, representando o Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23), participou do Ato de lançamento do Relatório de Inspeção Nacional Desinstitucionalização dos Manicômios Judiciários.
O relatório em pauta pode ser acesso por meio do seguinte link:
Nesse evento, o Conselho Federal de Psicologia (CPF) apresenta os resultados da referida inspeção, evidenciando que não há cuidado em saúde mental nos manicômios judiciários, que reproduzem a lógica manicomial, marcada pelo isolamento e violações de direitos. No evento foi destacado a importância do cuidado em liberdade, das equipes da Eap (Equipe de Acompanhamento), Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
A professora Juliana foi convidada para representar o CRP-23, em razão das pesquisas e extensões que realiza na referida área. Ela também foi convocada para nos representar na etapa nacional dos trabalhos selecionados nas fases regionais da I Mostra Nacional de Práticas Profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Conforme divulgado pelo CFP, a extensão universitária intitulada: Fortalecimento da Política Antimanicomial no Poder Judiciário do Estado do Tocantins: um relato de extensão universitária, coordenada pela professora Juliana, com a participação dos discentes do curso de Psicologia da UFT: José Bryan Gomes de Oliveira, Julia Almeida Arruda de Miranda, Luis Felipe Lima Ramos e Nariana Beatriz Pereira foi selecionado para concorrer a etapa nacional da I Mostra de Práticas Profissionais na RAPS, organizada pelo CFP.