Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professora do Câmpus de Palmas participa do Brazilian Conference on Natural Products, o maior congresso de Produtos Naturais da América Latina
    LABORATÓRIOS

    Professora do Câmpus de Palmas participa do Brazilian Conference on Natural Products, o maior congresso de Produtos Naturais da América Latina

    Docente e pesquisadora destacou pesquisas com espécies da Amazônia Legal

    Por  Marlon Brito e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 11/11/2025 - 20:13  | Atualizado em 11/11/2025 - 20:31
    Compartilhe:

    ,A professora Elisandra Scapin, coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Produtos Naturais e Biomassa (LaPNaBio) do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi uma das palestrantes convidadas do 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) — considerado o maior congresso da América Latina na área de produtos naturais. O evento, organizado pela Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), foi realizado integralmente em inglês e reuniu pesquisadores de diversas partes do mundo em Belo Horizonte (MG).

    Com a palestra intitulada “Bioprospecting Native Plants from the Legal Amazon: Green Extraction Methods and Bioactive Potential”, a professora Elisandra Scapin apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas no LaPNaBio. Os estudos destacam o uso sustentável de espécies vegetais nativas da Amazônia Legal e a prospecção de compostos bioativos com potencial para aplicações em áreas como a farmacêutica, cosmética e biotecnológica, por meio de metodologias de extração verdes e sustentáveis.

    "Foi uma oportunidade valiosa para apresentar as pesquisas que temos desenvolvido na área de produtos naturais e, ao mesmo tempo, fortalecer novas parcerias nacionais e internacionais. Nosso diferencial está no trabalho exclusivo com espécies amazônicas, com foco na otimização da extração de metabólitos secundários por meio de metodologias verdes e sustentáveis de extração, o que despertou grande interesse entre os participantes”, ressaltou a professora.
    A imagem mostra a professora Elisandra Scapin em um auditório, segurando um microfone enquanto apresenta uma palestra. Ela está de perfil, usa blusa vinho e calça clara. Ao fundo, um grande telão exibe o título de sua apresentação: “Bioprospecting Native Plants from the Legal Amazon: Green Extraction Methods and Bioactive Potential”, junto com o logotipo da UFT e do evento 10th BCNP, além de marcas de instituições apoiadoras e patrocinadoras.
    Professora Elisandra Scapin, do Câmpus de Palmas da UFT, durante palestra no 10th Brazilian Conference on Natural Products (BCNP), realizado em Belo Horizonte (MG). (Foto: Divulgação)

    A professora destacou que, após sua apresentação, diversos pesquisadores de instituições nacionais e internacionais demonstraram interesse em estabelecer colaborações científicas e parcerias de pesquisa com o LaPNaBio, reconhecendo o potencial das investigações conduzidas pela UFT na área de produtos naturais.

    Além de coordenar o LaPNaBio, a professora Elisandra integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPG-Ciamb) e em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Ela reforçou que participar de um evento dessa dimensão é também uma forma de consolidar a presença da UFT em espaços internacionais de discussão científica e promover o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nos laboratórios do Câmpus de Palmas.


    Tags:  Palmas,  LaPNaBio,  PPG-Ciamb,  Bionorte,  Propesq.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.