Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professor da UFT participa de reunião acerca do edital “Arranjos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual”
    CULTURA

    Professor da UFT participa de reunião acerca do edital “Arranjos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual”

    Encontro reuniu representantes do setor para ampliar diálogo e detalhar contrapartidas estaduais sobre o audiovisual no estado do Tocantins

    Por  arthur.quixabeira e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 10/07/2025 - 18:44  | Atualizado em 10/07/2025 - 19:46
    Compartilhe:

    Neste último dia 07 de Julho, o professor  do curso de Especialização em Audiovisual e História do Câmpus de Porto Nacional, Ariel Elias do Nascimento, participou da primeira reunião voltada à discussão do Edital Arranjos Regionais, uma das principais ações do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) voltadas à descentralização de recursos e fortalecimento das produções regionais no Tocantins.

    A reunião contou com a presença de nomes de peso do setor cultural local, como Kécia Garcia, conselheira titular da Câmara Setorial do Audiovisual e do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins; Luiz de Sousa Pires, presidente da Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão; Kaká Nogueira, presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC); Jorge Cardoso, coordenador do Núcleo de Produção Digital da UFT; e Ariel Elias do Nascimento, coordenador do curso de Especialização em Documentação Audiovisual. O encontro foi conduzido pelo secretário de Cultura, Sebastião Pinheiro.

    Durante o encontro, o Edital Arranjos Regionais foi apresentado em detalhes aos participantes. A iniciativa busca fomentar a produção audiovisual nas diversas regiões do Brasil, descentralizando os investimentos e incentivando a formação de redes colaborativas entre produtores, criadores e entidades locais. O edital prevê a destinação de recursos para projetos que promovam a diversidade cultural e a inclusão de novos agentes no mercado audiovisual, priorizando propostas que incentivem a inovação, a capacitação técnica e a valorização das identidades regionais.

    Além de esclarecer as diretrizes do edital, a pauta principal da reunião foi ouvir as demandas e sugestões das entidades representativas presentes, com o objetivo de construir uma proposta sólida para a contrapartida estadual — requisito fundamental para garantir a participação do Tocantins no edital. Entre os temas levantados estavam a necessidade de ampliar o acesso à informação sobre o processo seletivo, a importância de mecanismos transparentes de seleção de projetos e o fortalecimento de parcerias entre o poder público, a sociedade civil e a Universidade Federal do Tocantins.

    Ao final da reunião, ficou acordado que as propostas e demandas levantadas serão consolidadas em um documento a ser encaminhado à Secretaria de Cultura, ampliando o envolvimento do setor audiovisual tocantinense na elaboração das políticas públicas do segmento. A expectativa é de que a participação efetiva dos agentes regionais resulte em maior competitividade e visibilidade para as produções audiovisuais do estado no cenário nacional.

    20250710_ReuniãoSetorial (2).jpg
    20250710_ReuniãoSetorial (3).jpg
    20250710_ReuniãoSetorial (4).jpg
    20250710_ReuniãoSetorial-_1_.jpg



    Tags:  Câmpus de Porto Nacional,  História,  Audiovisual.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.