Esse site utiliza cookies
PPGLetras promove curso de extensão de caráter internacional em escolas de Porto Nacional, com apoio do CNPq
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está promovendo o curso de extensão “Noções de crise e fim em mundos (com)partilhados” em escolas públicas de Porto Nacional. A atividade integra o projeto internacional “Poéticas e Políticas do Fim na América Latina Contemporânea”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido em parceria com universidades do Brasil e do Chile.
O projeto reúne a UFT, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e as instituições chilenas Universidade de Chile e Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Além de promover a colaboração acadêmica na América Latina, a iniciativa busca aproximar o ensino superior da educação básica por meio de atividades desenvolvidas em escolas do Brasil e do Chile.
Em Porto Nacional, o curso é direcionado aos professores da área de linguagens das escolas Estadual Ana Macedo Maia e Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, cujas coordenadoras também são mestrandas do PPGLetras da UFT. Os encontros acontecem dentro das próprias escolas às segundas-feiras no Costa e Silva e às terças no Ana Macedo com duração de quatro semanas.
A formação envolve discussões de obras teóricas, literárias e audiovisuais do Brasil e do Chile, fomentando reflexões sobre os desafios contemporâneos e preparando os professores para levarem os debates às salas de aula. Como produto final, os alunos dessas escolas produzirão fotografias ou desenhos que representem o conceito de fim coletivo na América Latina. As melhores criações serão transpostas na oficina de cianotipia — técnica fotográfica artesanal que utiliza sais de ferro fotossensíveis para criar imagens em tons de azul — durante o II Seminário Poéticas e Políticas do Fim na América Latina, que ocorrerá no Câmpus de Porto Nacional, de 30 de junho a 2 de julho deste ano, com a presença de pesquisadores brasileiros e chilenos.
A professora Rejane Ferreira se orgulha por estar à frente de um projeto de extensão e internacionalização ao mesmo tempo:
“Esta formação de professores fortalece o compromisso social da UFT e o projeto em toda sua extensão promove a visibilidade da nossa universidade no cenário internacional. Atualmente não temos acordo de cooperação com nenhuma universidade chilena, espero fortemente que essa situação seja revertida com a visita dos pesquisadores chilenos à nossa instituição".
Thaís Valéria Guimarães dos Santos, coordenadora da Escola Ana Macedo Maia e mestranda do PPG Letras, destaca que a experiência é “única” por aproximar o conhecimento acadêmico do cotidiano escolar, tornando o processo de formação mais relevante e transformador. A coordenadora Sileide Cunha Damacena Almeida, da Escola Marechal Artur da Costa e Silva, também ressalta que a ação fortalece os laços entre a educação básica e o ensino superior.
Com informações de Rejane Ferreira