Esse site utiliza cookies
Curso de Mestrado em Artes da UFT promove o primeiro Encontro em Linguagens, Artes, Criação e Experiência
Entre os dias 23 e 24 de outubro, ocorreu a primeira edição do evento Encontros em Linguagens, Artes, Criação e Experiência (Enlace), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Tocantins (mestrado profissional). O evento foi realizado no Câmpus de Palmas e voltado a docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, além de aberto ao público interessado em temas ligados à Arte e Educação.
As palestras foram ministradas pela professora, pesquisadora, atriz e dramaturga Antonia Pereira, docente titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela é representante da Área de Artes Cênicas no CNPq, no Comitê de Assessoramento de Artes, Ciência da Informação, Comunicação e Museologia (CA-AC), coordenadora da Área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica na Capes e líder do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (Gesto).
Na primeira palestra, intitulada “Pesquisa e(n) cena, cena e(m) pesquisa: rastros de uma trajetória acadêmica teórica e prática”, Antonia discutiu o campo da criação teatral a partir das dimensões estéticas, políticas e sociais da arte, destacando seu papel como forma de participação democrática, defesa de direitos e combate às diversas formas de opressão.
A segunda palestra ocorreu no dia 24, às 14h30, com o tema “Mestrados profissionais e aeducação básica”. A professora compartilhou sua experiência nos processos formativos e avaliativos da pós-graduação, especialmente na relação entre os mestrados profissionais e a educação básica.
Segundo o professor Heitor Martins Oliveira, coordenador do PPGArtes, o Enlace representa um passo importante na consolidação do PPGArtes, "ao fortalecer a troca de conhecimentos sobre pesquisa em arte e suas inserções no sistema brasileiro de pós-graduação". Ele acrescenta que “Nossa ideia é, a partir desses encontros, promover publicações com a participação de nossos docentes, discentes e palestrantes convidados, contribuindo para a qualidade do processo formativo e das produções intelectuais do programa.”