Esse site utiliza cookies
Projeto Roteiro dos Afetos Audiotour Patrimonial de Natividade encerra primeira etapa
Nos dias 25 e 26 de outubro, ocorreu em Natividade a primeira etapa do Projeto Roteiro dos Afetos - Audiotour Patrimonial de Natividade, realizada nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no centro histórico da cidade. A programação incluiu apresentações de grupos de sussa e catira, além da exibição de um documentário sobre o processo criativo do Roteiro dos Afetos, produzido pela equipe do audiotour.
"Dentre as atrações, houve encerramento com forró e uma experiência sonora de uma das estações produzidas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade e engajamento local", comenta a coordenadora do projeto, Renata Ferreira, do curso de licenciatura em Teatro da UFT.
O projeto teve um enfoque especial na integração entre gerações, reunindo desde crianças e adolescentes até idosos. No total, participaram uma média de 30 crianças, 60 adolescentes e 15 idosos da comunidade de forma direta ,demonstrando o compromisso do projeto em promover o diálogo entre diferentes idades e preservar a memória coletiva. Cada geração trouxe uma perspectiva única, garantindo que o audiotour refletisse a pluralidade de vozes e experiências da cidade, tornando-se uma verdadeira celebração da identidade local.
A produtora local do projeto, Veronica Tavares, afirma que "Aqui o maior patrimônio de Natividade são as pessoas." O projeto Roteiro dos Afetos Audiotour Patrimonial de Natividade é fruto de um termo descentralizado de execução de recursos entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A devolutiva do projeto conta com apoio de instituições parceiras: Sesc Tocantins, Fapto, ASCUNA e secretarias de Cultura e de Educação de Natividade.
Por meio da produção de um audiotour no conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico tombado na cidade de Natividade, foi ativado um processo criativo baseado em artes que conecta o patrimônio material e imaterial por meio de narrativas afetivas dos moradores da cidade.
A equipe de pesquisa foi composta por: Renata Ferreira da Silva, coordenadora e pesquisadora - UFT; Noeci Carvalho Messias, pesquisadora - UFT; Nei Clara de Lima, pesquisadora - UFG; Rodolfo Alves da Luz, pesquisador -UFT; Lais Paz Duarte, bolsista de Graduação - UFT; Ricardo Ribeiro Malveira, pesquisador- UFT; Paulina Maria Caon, pesquisadora - UFU; Jorge Cardoso Dias, técnico Imagem e Som e assessor de imprensa- UFT; Felipe Silva Leite, técnico de comunicação visual -UFT; Verônica Tavares de Albuquerque, produtora e pesquisadora local; Cassia Tavares de Albuquerque, produtora e pesquisadora local; Heitor Martins de Oliveira, professor responsável pela captação e edição do Audiotour.
Com informações de Jorge Cardoso