Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Numa parceria entre UFT, Seagro e Ruraltins, evento discutiu cenário da produção de mel e derivados e papel das abelhas na alimentação
    Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura

    Numa parceria entre UFT, Seagro e Ruraltins, evento discutiu cenário da produção de mel e derivados e papel das abelhas na alimentação


    Por  gihane  | Publicado em 21/10/2022 - 22:50  | Atualizado em 13/05/2024 - 21:29
    Compartilhe:

    IX Seminário Estadual de Apicultura e III Seminário Estadual de Meliponicultura ocorreram no campus de Palmas da UFT (Imagens: Gihane Scaravonatti)Cerca de 250 pessoas, vindas de regiões diversas do Tocantins, reuniram-se em prol de novas perspectivas para a produção de mel e derivados.

    A professora Dra. Generosa Sousa Ribeiro, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, foi uma das palestrantes do evento (Foto: Gihane Scaravonatti)Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), o campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediou, em conjunto, o IX Seminário Estadual de Apicultura e o III Seminário Estadual de Meliponicultura. Com o tema "A importância das abelhas para a garantia da segurança alimentar em tempos de mudanças climáticas", o evento trouxe palestras sobre o cenário e as perspectivas - locais e globais - para a apicultura e a meliponicultura, além da partilha de conhecimentos técnicos, com a realização de oficinas. Cerca de 250 pessoas participaram da programação, entre produtores de mel e derivados - vindos de regiões diversas do Tocantins -, técnicos, estudantes e pesquisadores. O evento foi realizado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a UFT.

    Ciência e conhecimento popular em defesa das abelhas e da produção responsável de mel 

    Para Érika Jardim, médica veterinária e responsável técnica do Setor de Apicultura e Meliponicultura da Seagro, ambos os seminários tiveram balanço bastante positivo. "Os participantes tiveram a oportunidade de se capacitarem por meio de palestrantes de renome nacional e internacional, que trouxeram o que há de mais atual na apicultura e meliponicultura brasileiras", destaca Érika, uma das organizadoras do evento.

    José Carlos, presidente da Associação dos Criadores de Abelhas de Palmas, entregando um caixa com enxame de abelha tiúba ao professor Waldesse (BeeTech UFT) (Foto: Gihane Scaravonatti)O coordenador do grupo de pesquisa em abelhas nativas BeeTech, da UFT, o professor Dr. Waldesse Piragé, também se disse satisfeito com o evento, e em que também foi um dos organizadores. "Percebi uma troca rica de conhecimentos entre o popular e o científico. O que mais me alegrou foi ver a intensa participação de pessoas do campo, de fora do âmbito acadêmico e vindas de várias regiões do Estado: um público cujo saber também deve ter espaço na Universidade. Em resumo, foi um evento popular: teve uma parte mais técnica e científica, voltada para a criação e manejo de abelhas, mas a marca do evento foi mesmo a social - e tomara que consigamos repeti-la!", diz Waldesse.

    Novos conhecimentos, amizades e parcerias

    Seu Manelão, de Arraias, adquiriu novos conhecimentos apícolas e firmou novas parcerias no evento (Foto: Gihane Scaravonatti)Manoel Ferreira da Cruz, mais conhecido como "Manelão" na região de Arraias, onde mora numa propriedade rural, se disse contente pela oportunidade de assistir aos seminários: "Sou apicultor há 10 anos. O que eu aprendi aqui, em um único dia, vale por, mais ou menos, uma década na apicultura". Nem a rotina intensa da programação - com palestras até a noite - lhe tiraram a disposição para adquirir novos conhecimentos e fazer novas amizades e parcerias: "Estou cansado, mas felicíssimo! Vou voltar pra casa e mudar meu apiário inteirinho! Arrumei uma parceria aqui no evento, um novo amigo que vai me ajudar a aumentar minha produção", comemora Manelão.

    José Eustáquio de Oliveira


    Tags:  Engenharia Ambiental,  Home,  Labiotec,  BeeTech.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.