Esse site utiliza cookies
Minuta do Pacto pela Inovação é assinada durante a Agrotins 2025
Durante a programação da Agrotins 2025, no dia 16 de maio, foi assinada a nova Minuta do Pacto pela Inovação. A solenidade consolidou o encerramento do primeiro ano de ações do Pacto, que desde sua criação tem articulado iniciativas para fomentar uma cultura de inovação e empreendedorismo em Palmas e região.
O momento também foi marcado pela adesão de oito novos integrantes: MrX Compliance, Associação Tocantinense de Startups, Carne de Jaca, Energisa, Civil Work, Vitalio, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Festfoco. Com essas novas assinaturas, o Pacto passa a contar com 29 instituições pactuadas, entre representantes do poder público, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e demais atores ligados ao ecossistema de inovação.
Para o diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da UFT, Silon Procath, o Pacto é resultado de um esforço coletivo que se originou dentro da própria Universidade:
"O Pacto pela Inovação é uma iniciativa que começou com a UFT, está dentro do projeto Inovação no âmbito da UFT, e que hoje tem como participante mais de 26 atores do ecossistema da Inovação e empreendedorismo. Qual o objetivo do Pacto? O Pacto, na verdade, é uma grande mesa em que todos discutem, apresentam suas ideias e seus projetos em prol do ecossistema da Inovação e empreendedorismo de Palmas, buscando o crescimento desse ecossistema. E por que todos tentam essa mesa? Para ver os pontos de convergência e de sinergia, fazer parceria e trabalhar em conjunto, e usar a sua força para dar o maior resultado possível."
Ao longo do primeiro ano de vigência, foram realizadas mais de 50 ações e pelo menos nove encontros entre os participantes, fortalecendo redes de colaboração e o desenvolvimento de projetos conjuntos. As iniciativas abrangem desde eventos de divulgação científica e capacitações até articulações para criação de novas soluções tecnológicas, além da expansão de ações já existentes e bem-sucedidas.
O Pacto pela Inovação tem como foco central tornar a economia local mais competitiva, inovadora e sustentável, com impacto direto no desenvolvimento regional e estadual. As entidades signatárias se comprometem com a execução conjunta de projetos, divulgação de eventos e construção coletiva de um novo plano de ação para os próximos anos.
Os registros do evento foram feitos por Marcondes Alves de Souza, da empresa FestFocoEventos, e estão disponíveis para acesso público por meio do link a seguir.