Esse site utiliza cookies
Programa de Pós-Graduação em Letras forma seu primeiro mestre indígena
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) do Câmpus de Porto Nacional realizou, no dia 2 de setembro de 2025, a defesa da primeira dissertação de mestrado apresentada por um indígena, o acadêmico Gustavo Kanõkrã Xerente. Orientado pela professora Neila Nunes de Souza, Gustavo Kanõkrã apresentou a dissertação “Por um olhar atento, falantes de Língua Akwẽ e Portuguesa: desafios e percursos dos acadêmicos indígenas Xerente nos cursos de Graduação de Porto Nacional”.
A banca contou com o examinador externo professor Túlio Barbosa, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e o examinador interno professor Maurício Alves da Silva, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa analisa a trajetória de estudantes indígenas no ensino superior, destacando as barreiras enfrentadas e os avanços em inclusão. O Câmpus de Porto Nacional também apoiou o evento, garantindo transporte e alimentação a convidados e participantes indígenas pelo Projeto de Acolhimento e Permanência de Estudantes Indígenas e Quilombolas da UFT.
A orientadora ressaltou o papel de Gustavo Kanõkrã como inspiração para o povo Xerente: “Gustavo é referência para o seu povo Xerente. Oriundo do curso de Letras, o mestrado veio como reafirmação da luta e da resistência dele e dos Akwẽ. A educação é o caminho para a emancipação, e é isso que representa neste momento em que ele se candidata à seleção do doutorado.”
O acadêmico Gustavo Kanõkrã, também comentou sobre sua trajetória e conquista “Concluir o mestrado é mais do que uma vitória pessoal. Representa a luta e a resistência do meu povo e mostra que a educação pode abrir caminhos para todos nós. Espero que minha experiência inspire outros estudantes indígenas a seguir na universidade e valorizar nossa cultura e nossa língua.”
O trabalho foi indicado para publicação em livro pela representatividade acadêmica e pela contribuição ao debate sobre políticas de inclusão. Simbolizando um novo passo para a valorização da diversidade cultural e linguística no meio universitário.