Esse site utiliza cookies
Ipex/UFT e Cespe/Unifap fortalecem integração acadêmica e comunitária para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Cerrado
O Instituto de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento do Centro-Norte Brasileiro (IPEX/UFT) e o Centro de Estudos sobre Sustentabilidade, Populações Tradicionais e Educação na Amazônia (Cespe/Unifap) iniciaram uma articulação estratégica voltada à promoção da ecologia de saberes e à troca de conhecimentos junto a comunidades tradicionais. A iniciativa busca unir esforços acadêmicos e comunitários para fortalecer práticas sustentáveis e valorizar a cultura e os modos de vida de populações locais.
Entre os parceiros comunitários envolvidos, destacam-se a Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais de Mateiros (ACAPPM) e a Associação Quilombola Mumbuca, organizações representativas que atuarão de forma integrada com pesquisadores e estudantes.
A ação conta com a participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), representado pela professora Marília Lobato, coordenadora do projeto e do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), representado pelo professor Waldecy Rodrigues. Ambos os programas desempenham papel central na consolidação dessa parceria, que visa potencializar o diálogo entre ciência, saberes tradicionais e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.