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    Aulas de campo integram teoria e prática na formação de estudantes de Geografia da UFT
    FORMAÇÃO

    Aulas de campo integram teoria e prática na formação de estudantes de Geografia da UFT

    Visitas técnicas abrangeram a Agrotins 2025, o I Simpósio Praias Mais Seguras e o Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional

    Por  Jordanna Simonelle | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 26/06/2025 - 19:19  | Atualizado em 27/06/2025 - 01:16
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    Estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, participaram de uma aula de campo em Palmas, no contexto da Agrotins 2025 e do I Simpósio Praias Mais Seguras no Tocantins. A atividade teve como objetivo integrar conteúdos teóricos e práticos na formação docente.

    No dia 16 de maio, durante a Agrotins, os estudantes visitaram estandes e espaços expositivos relacionados ao agronegócio, extrativismo, recursos naturais e agricultura familiar. Para o estudante Wanderson Cardoso de Oliveira Anastácio, a inclusão da agricultura familiar nesses eventos é fundamental para representar de forma mais completa o setor, inclusive no contexto do turismo de eventos.

    No pavilhão da agricultura familiar, os estudantes conheceram o trabalho de grupos como a Associação de Mulheres Extrativistas da APA Cantão (Caseara) e representantes dos assentamentos Buritirana e Onálicio Barros (AMA Cantão). Essas iniciativas mostraram como a produção pode estar alinhada à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos, ampliando a compreensão dos futuros docentes sobre as dinâmicas socioeconômicas do campo tocantinense.

    O Roteiro Geo-turístico de Porto Nacional , coordenado pela professora Rosane Balsan e pelo professor César Evangelista Fernandes Bressanin, completa onze anos de existência e, desde 2023, é reconhecido como Programa de Extensão da UFT. Essa iniciativa proporcionou aos estudantes uma vivência direta e integrada, alinhada à ementa da disciplina Geografia do Turismo, reforçando a conexão entre teoria, prática e o território local.

    Aula de campo na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2025), realizada em Palmas (Foto: Divulgação)
    Estudantes de Geografia durante visita ao I Simpósio Praias Mais Seguras no Tocantins, em Palmas (Foto: Rosane Balsan)

    O estudante Sávio Cirqueira Cunha, que desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a importância da aula de campo na formação docente, destacou a riqueza da atividade “Apesar de podermos observar a desigualdade social, houve momentos muito enriquecedores. Um deles foi a visita ao estande da mineração, onde tivemos acesso a diversas informações sobre rochas, fósseis e minerais do Tocantins. Foi interessante ver como temas da Geografia Física e Econômica estão presentes nesses espaços. As explicações foram conduzidas por um ex-aluno do curso de Geografia do Câmpus de Porto Nacional e por um geólogo, o que tornou o momento ainda mais significativo. A forma como fomos recebidos e a explicação detalhada dos materiais tornaram o momento muito didático e envolvente.”

    Sávio destaca ainda que vivenciar no campo os temas discutidos em sala de aula é fundamental, pois amplia e concretiza a compreensão dos conteúdos, contribuindo diretamente para a formação dos futuros professores de Geografia.

    A estudante indígena Sandra Krtadi Xerente também compartilhou sua experiência ao visitar o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, vinculado à Unitins. “Foi muito emocionante. Conhecemos todos os tipos de animais. É extremamente importante termos museus como esse, que nos proporcionam aprendizado e mostram a importância do cuidado com os animais. Mesmo após a morte, os exemplares são preservados e doados, mantendo viva uma história para ser compartilhada com todos.”

    A aula de campo também incluiu a participação no I Simpósio Praias Mais Seguras no Tocantins, realizado no dia 20 de junho de 2024, evento que reuniu gestores públicos e privados, profissionais da segurança aquática, acadêmicos e representantes da sociedade civil.

    A professora Rosane Balsan, responsável pela coordenação do trabalho de campo, ressaltou que a participação no simpósio foi uma oportunidade importante para conhecer palestrantes que trataram de temas diversos — desde a problemática dos afogamentos no Brasil e no mundo até questões específicas do Tocantins, como o perfil dos casos fatais e detalhes da operação de resgate na tragédia da Ponte Juscelino Kubitschek. Segundo a docente, o evento também permitiu reflexões sobre o turismo de sol e praia e os cuidados necessários para garantir a segurança nesse tipo de atividade. “Considerando que o Tocantins possui mais de 100 praias oficiais, é fundamental discutir práticas seguras e sustentáveis. Foi gratificante ver meus alunos participando ativamente e acompanhando as discussões do evento”, afirmou.

    Estudantes da Licenciatura em Geografia da UFT visitam o pavilhão da agricultura familiar na Agrotins 2024, em Palmas, durante aula de campo que articula teoria e prática. (Rosane Balsan) (6).jpeg
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    Com informações de Rosane Balsan


    Tags:  Porto Nacional,  #UFTnaAgrotins,  Geografia Porto Nacional,  Roteiro Geo-Turístico.  
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