Esse site utiliza cookies
Projeto Poetas do Xodó inspira reflexão sobre memória escolar em encontro no Câmpus de Miracema
Na manhã desta quinta-feira, 02 de outubro de 2025, estudantes do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema participaram de uma palestra com o professor e poeta André Ribeiro de Goveia, do Centro Educacional Girassol de Tempo Integral Fé e Alegria Frei Antônio, da cidade de Tocantínia (TO), conhecido como Cefya Frei Antônio. O encontro integrou atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso, dentro da disciplina de História da Educação.
A atividade integrou o projeto de pesquisa “Levantamento de fontes da história das escolas confessionais cristãs de Miracema e Tocantínia e das escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente”, que busca reunir e sistematizar registros históricos dessas instituições.
Com o tema “O projeto Poetas do Xodó e a história do Colégio Frei Antônio”, o professor trouxe reflexões sobre poesia, história e as fontes que constituem a memória da instituição. Mestre em Educação pela UFT, André Goveia é graduado em Administração e Pedagogia pela Unitins, e atualmente leciona no Cefya Frei Antônio, onde ministra disciplinas como Língua Inglesa, Artes, Oficina de Leitura, Projeto de Vida e Protagonismo, além de coordenar o projeto Poetas do Xodó.
Também esteve vinculado ao projeto de extensão Grupo de Estudos de Ensino, Pesquisas e Extensão em Democracia, Educação em e para os Direitos Humanos (GEEPE-DEDH) - Histórias, Memórias, Diferenças e Questões Socioambientais (2025-2027), coordenado pelas professoras Fátima Lima e Ivone Siqueira. O professor André é integrante do grupo, que está em processo de institucionalização na UFT.
A iniciativa tem como um dos principais objetivos orientar os estudantes desde o início da formação acadêmica, no desenvolvimento de pesquisas históricas. A proposta busca possibilitar vivenciar de forma integrada o ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar o acesso a diferentes tipos de fontes sobre a história das instituições escolares confessionais cristãs de Miracema e Tocantínia, bem como das escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente, no município de Tocantínia (TO).