Esse site utiliza cookies
EdUFT lança três novas cartelas com a temática “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”
Estão disponíveis as cartilhas “Atletismo: barreiras e possibilidades na escola”, “Lazer na escola de tempo integral: um olhar sobre o Ensino Médio” e “Lutas brasileiras e sua aplicabilidade na escola”, de autoria de Caio Vinícius Freitas de Alcântara.
As obras abordam a importância do atletismo como uma modalidade esportiva que merece maior valorização nas aulas de Educação Física. Além disso, destacam o lazer como uma expressão fundamental a ser incorporada nas práticas pedagógicas da Educação Básica. Também têm como objetivo orientar, de forma ilustrada e didática, como as Lutas brasileiras podem ser desenvolvidas no ambiente escolar em seus diferentes contextos.
As cartilhas digitais são recursos educacionais produzidos a partir de uma das pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer (CEPELS). A investigação está vinculada ao projeto “Lazer como prática educacional no Ensino Médio”, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A intencionalidade pedagógica desses materiais surge do próprio percurso das pesquisas, que identificaram o atletismo como uma modalidade ainda pouco explorada, porém com grande potencial educativo. Além disso, reconhecem o lazer como um componente essencial a ser abordado de forma crítica e significativa nas aulas de Educação Física. As obras também se destacam por sua linguagem acessível e exemplificativa, favorecendo uma possível renovação didática no ensino e na aprendizagem das Lutas no contexto escolar.
Leia gratuitamente: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/948
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/949
https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/951