Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Educação ambiental e cultura indígena se encontram em Wdê, lançado no Dia do Biólogo
    EDUFT

    Educação ambiental e cultura indígena se encontram em Wdê, lançado no Dia do Biólogo

    Livro produzido na UFT inspira crianças e jovens a refletirem sobre preservação da natureza a partir de saberes Akwë (Xerente)

    Por  Valentina Moreno | Edição: Virgínia Magrin | Revisão: Ana Costa  | Publicado em 03/09/2025 - 17:48  | Atualizado em 03/09/2025 - 18:56
    Compartilhe:

    O Dia do Biólogo, celebrado em 3 de setembro, ganha neste ano uma marca especial no Tocantins: o lançamento do livro Wdê, de Thiago Nilton Alves Pereira, Mac David da Silva Pinto, Jhulya Gabriely Ferreira Rocha, Rafaela Batista de Almeida e João Marcelo dos Santos Carvalho. A obra foi produzida no âmbito do Projeto de Inovação Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas do Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

    A história apresentada em Wdê nasceu das experiências do projeto “Educação Ambiental e sua interfase interdisciplinar”, que propõe o uso da literatura infanto-juvenil como recurso didático para trabalhar causas ambientais em sala de aula. O livro é o primeiro de uma série de narrativas que buscam dialogar com crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente, unindo ciência, cultura e pedagogia inovadora.

    O título carrega um significado profundo: na língua do povo Akwë (Xerente), Wdê quer dizer “árvore”. Essa inspiração deu origem à personagem central e servirá como base para novas histórias que darão continuidade ao universo iniciado em A Origem. A cultura Akwë, marcada por simbolismos e ancestralidade, serviu como referência para a obra, que também faz uso de licenças poéticas e de elementos de outras tradições indígenas brasileiras, ampliando os diálogos interculturais.

    Segundo os autores, a proposta vai além de um recurso didático: é também uma forma de valorizar saberes tradicionais e aproximar diferentes gerações da reflexão sobre o futuro do planeta. Ao unir educação ambiental e literatura, o projeto reafirma o compromisso da universidade com práticas pedagógicas inovadoras e com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na defesa da natureza.

    O lançamento de Wdê simboliza, assim, uma dupla celebração: a importância do trabalho dos biólogos na construção de uma sociedade sustentável e a força da produção acadêmica que dialoga com a cultura, a ciência e a preservação ambiental.

    Leia gratuitamente aqui


    Tags:  EdUFT,  Porto Nacional,  Biologia.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.