Esse site utiliza cookies
Debate sobre curricularização da extensão no ensino reúne discentes e docentes do curso de Pedagogia
O curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas promoveu, no início do mês de maio, uma sessão de cinema com o documentário Sobre Corpos, seguida de debate. A atividade integrou as ações de extensão curricular do curso, reunindo estudantes, professores e coordenadores em torno da proposta de integrar experiências práticas e sociais ao currículo acadêmico obrigatório da graduação.
Dirigido pelo professor Emerson Ramos, do curso de Direito do Câmpus de Arraias, o documentário aborda os assassinatos de travestis ocorridos entre 2010 e 2011 na cidade de Patos (PB), destacando a investigação que apontou um policial militar como autor dos crimes; a sobrevivência de uma das vítimas foi essencial para o desfecho do inquérito. A obra discute a transfobia e a violência sistemática contra pessoas trans. Segundo o professor e documentarista Ramos, “o filme debate os direitos LGBTI+ no Brasil e como a violência é reforçada pela ausência desses direitos”.
O debate contou com a participação da professora trans Jéssika Villlon, da vice-coordenadora do curso de Pedagogia, Kátia Cristina Brito, e dos docentes Rosilene Lagares, Ângela Noleto e Venícios Linden. Para o professor Damião Rocha, proponente da ação, “o novo PPC da Pedagogia abriu janelas de formação além da sala de aula”, e o Eixo Curricular IV “trabalha a diversidade em suas múltiplas dimensões como base para uma formação integral e comprometida com a justiça social”.
Após a sessão, os alunos preencheram uma Ficha de Análise Pedagógica para relacionar os temas do documentário aos conteúdos do curso e elaborar uma reflexão pessoal. O documentário, com roteiro e direção de Emerson Ramos e produção de Tais Bichara e Rebecca Cerqueira, está disponível gratuitamente no YouTube.