Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Funcionário terceirizado da UFT defende dissertação de mestrado e inspira a comunidade acadêmica
    INSPIRAÇÃO

    Funcionário terceirizado da UFT defende dissertação de mestrado e inspira a comunidade acadêmica

    Janiere dos Santos Cardoso concluiu o Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais no câmpus de Gurupi

    Por  Ascom Gurupi | Edição: Lidiane Machado | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 27/05/2025 - 17:22  | Atualizado em 27/05/2025 - 19:43
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi palco, recentemente, de uma história que simboliza o poder transformador da educação. Janiere dos Santos Cardoso, motorista terceirizado com mais de 15 anos de atuação na instituição, defendeu a dissertação do Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais no Câmpus de Gurupi, emocionando colegas, professores e familiares.

    O recente mestre Janiere dos Santos Cardoso defendeu a pesquisa intitulada “Influência do Ácido Úmico (HUMIX) no Desenvolvimento de Mudas de Espécies Nativas do Cerrado” no dia 21 de março de 2025 (Foto: Divulgação)

    Contratado por uma empresa prestadora de serviços à UFT, Janiere sempre foi reconhecido pela dedicação ao trabalho e pelo bom relacionamento com toda a comunidade universitária. O que muitos não sabiam é que, fora do expediente, ele se dedicava a uma jornada silenciosa de estudos e superação.

    “O que mais me motivou foram meus próprios colegas, com quem trabalhei e que já tinham passado por essa experiência. Eles me incentivaram muito, assim como o professor Giongo. Quando tudo terminou, a sensação foi de alívio, como se tirasse um grande peso das costas. É muito gratificante. Sou grato a todos que me ajudaram nessa caminhada — de coração", afirmou Janiere.

    Graduado em Serviço Social, ele ingressou no programa de Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais, onde desenvolveu uma pesquisa sobre “Influência do Ácido Úmico (HUMIX) no Desenvolvimento de Mudas de Espécies Nativas do Cerrado”. A defesa do trabalho ocorreu no dia 21 de março de 2025, com banca composta por docentes da UFT e de outras instituições.

    Durante a apresentação, Janiere compartilhou não apenas os resultados da sua pesquisa, mas também a trajetória de esforço para conciliar o trabalho com os estudos. O professor Dr. Marcos Giongo, que acompanhou o mestrando durante a pesquisa, destacou o comprometimento e a força de vontade do aluno:

    “ Foi uma grande honra acompanhar a trajetória acadêmica do Janiere como orientador. Desde o início, ele demonstrou um compromisso admirável com o trabalho e com a pesquisa. Enfrentamos juntos alguns obstáculos, e ele sempre respondeu com responsabilidade, maturidade e um forte desejo de aprender e crescer. Essa vontade constante de avançar é algo realmente inspirador. A conquista dele representa um exemplo valioso – para nós, enquanto universidade, e para a sociedade como um todo. Ela transmite uma mensagem poderosa: quando temos um propósito claro e coragem para seguir em frente, somos capazes de ir muito além do que imaginamos".

    Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCFA), professor Dr. Cristiano Bueno de Moraes, reforçou o significado da conquista:

    “A trajetória de Janiere dos Santos Cardoso é mais do que uma conquista individual — é um símbolo de superação, inclusão e do compromisso da Universidade Federal do Tocantins com a transformação social por meio da educação. Ter Janiere, que ingressou na universidade como trabalhador terceirizado, como aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, e vê-lo hoje titulado mestre, representa um passo importante para o nosso programa e para a comunidade acadêmica como um todo".

    Sua jornada reafirma a importância das oportunidades educacionais abertas a todos, independentemente de sua condição inicial dentro da universidade. Janiere trilhou um caminho de dedicação, esforço e paixão pelo conhecimento, inspirando colegas, professores e técnicos a acreditarem na força da educação pública e inclusiva.

    Para o coordenador, a trajetória de Janiere representa um marco para o programa e para a universidade. “Para o PPGCFA, é motivo de orgulho acompanhar a concretização de histórias como a de Janiere, que demonstram o verdadeiro alcance e impacto da ciência, da pesquisa e da universidade na vida das pessoas. Sua conquista é coletiva e ecoa como um convite para que continuemos construindo um ambiente acadêmico acessível, justo e transformador".

    A história de Janieire tem inspirado outros trabalhadores da instituição e reforça o papel da UFT como espaço de inclusão, valorização e transformação social.

    A Universidade Federal do Tocantins parabeniza Janiere dos Santos Cardoso pela conquista e deseja sucesso na continuidade da sua trajetória acadêmica e profissional.

    20250527 JANIERE CARDOSO_FOTO_DIVULGAÇAO.jpeg
    20250526 JANIERE CARDOSO_MESTRE_FOTO_DIVULGAÇAO.jpeg
    20250526 MESTRE JANIERE_DIVULGAÇAO.jpeg


    Tags:  PPGCFA,  Gurupi,  Pesquisa,  Pós-Graduação.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.