Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Das profundezas amazônicas à criação e estudo dos atuais meios de comunicação
    JORNALISMO

    Das profundezas amazônicas à criação e estudo dos atuais meios de comunicação

    Confira como foi o segundo dia da VIII Semana Interdisciplinar de Comunicação da UFT

    Por  Saymon Fernandes e Igor Carneiro/ Sagaz Jr | Denise Neves (Edição)  | Publicado em 29/10/2024 - 11:48  | Atualizado em 29/10/2024 - 12:31
    Compartilhe:

    O segundo dia da jornada acadêmica, ocorrido nesta quinta-feira (24), foi marcado por intensas trocas de conhecimentos e debates a respeito das novas formas de comunicação digital, aprofundamento das pautas sobre Amazônia e a diversidade de gêneros em cargos políticos e acadêmicos. A segunda etapa contou também com estudos e prática sobre a criação de Podcasts e a relação entre jornalismo, mídias e cultura.

    Às 9h estiveram presentes diversos alunos e mestrandos para a “Oficina: Criação de Podcasts”, com Ana Luiza Duarte, Caroline Carvalho, Fenelon Milhomem e Iara Ferreira. As atividades englobaram desde a criação de um podcast, a origem do termo, a diferença entre rádio e podcast; até pautas materiais como “Quais os principais recursos necessários para criação desse tipo de mídia” e exercícios com os inscritos de produção de roteiro e práticas de gravação e edição de áudio.

    Logo no início da tarde, deram início as apresentações dos grupos de trabalho dos docentes e mestrandos do curso de jornalismo e do PPGCOM que trouxe à tona estudos fundamentais para o campo do jornalismo e as relações com os diferentes tipos de mídias. Sob o tema "Estudos do Jornalismo, Processos de Comunicação e Mídias", o evento foi coordenado pelos professores Marco Túlio e Valmir Teixeira. Durante as apresentações, alunos e pesquisadores discutiram como as novas dinâmicas de comunicação impactam a produção jornalística e a circulação de informações nas plataformas digitais.

    Palestras em tom de debate

    Já à noite, a programação foi encerrada com uma mesa temática que abordou "Desigualdades na Amazônia: Desafios e Saídas Possíveis", conduzida por Rubra Araújo, Gleys Ramos e Cynthia Miranda. Rubra carrega uma história inspiradora e repleta de vivências duras que a moldaram como uma referência nas ciências sociais. Com o título de primeira mulher trans formada pela Federal do Tocantins, ela atua como professora atualmente e afirma ter receio desse pioneirismo, apesar de muito orgulhosa da profissão: “Eu amo ser professora, é o sonho de muitas..., mas isso mostra o quanto outras mulheres trans e travestis foram silenciadas e apagadas de suas histórias até que eu chegasse”, Pontuou Rubra.

    O debate destacou também os desafios enfrentados nos territórios amazônicos e suas populações, enfatizando questões como sustentabilidade, criminalidade e nuances de gênero normalmente ocultas das pautas indígenas; com a professora Gleys Ramos. Para Gleys, termos como “Amazônia profunda” ou “Brasil profundo”, esconde a importância de debates cruciais de serem expostos e debatidos no meio acadêmico e político.

    Gleys pontua os desafios da comunicação para lidar com assuntos de sustentabilidade e mudanças climáticas, pois segundo a professora, a influência do poder da fala pode escancarar problemas enfáticos, como também apagá-los da mídia.

    Expectativas em alta

    O retorno promovido pelo segundo dia da VIII Semana Interdisciplinar de Comunicação, com questionamentos, produções de materiais e a presença de alunos de cursos variados, por parte dos participantes, foi de grande importância e deixa muita expectativa para o último dia de evento.

    Essa sexta-feira (25), contará com programações também nos períodos da manhã, tarde e noite e o fim da Jornada será com estímulos culturais ao som do Coral Municipal de Palmas e um CineDebate com edição especial do filme "A Flor do Buriti", no Espaço Cultural de Palmas. Confira:

    Programação completa do último dia de evento:

    25/10 – Sexta-feira (Manhã, Tarde e Noite)

    9h - 12h - GT 2: Comunicação, Poder e Identidade. Bloco J, Sala 103 Coordenadores: Ana Cristina e Eder Ahmad

    14h - 17h - Oficinas do Fato à Notícia: Técnicas de Produção, Apuração e Checagem Facilitadoras: Brenda Santos e Vilma Nascimento – Bloco J, Sala 103 Descrição: Treinamento prático em técnicas de apuração jornalística e a importância ética e social da produção de notícias.

    Técnicas de Escrita Acadêmica: Elabore Seu Projeto Facilitadora: Tânia Moreira – Bloco J, Sala 201. Descrição: Oficina para graduados que desejam elaborar projetos de pesquisa voltados para programas de mestrado.

    19h - 22h - Momento Cultural. Local: CineCulturaApresentação Coral Municipal de Palmas. CineDebate Edição Especial: Filme "A Flor do Buriti"


    Tags:  Jornalismo,  Palmas,  SagazJr,  Evento.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.