Esse site utiliza cookies
Curso intensivo de Língua Chinesa do GCUB abre inscrições para professores e estudantes em 2026
Estão abertas as inscrições para a 1ª Edição do Curso Intensivo de Língua Chinesa - 2026, iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Universidade Normal de Hebei, na China. E de universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades não associadas ao GCUB.
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de fevereiro de 2026, às 17h (horário de Brasília), por meio do site oficial do GCUB. A taxa única de matrícula é de R$ 370 para participantes de instituições associadas ao GCUB; e R$ 400 para aqueles de instituições não associadas. As vagas são limitadas e as matrículas serão realizadas por ordem de inscrição.
O curso será ofertado na modalidade on-line, com aulas em português, e ocorrerão entre 9 de fevereiro e 11 de março de 2026, de segunda a quinta-feira, com três horas diárias, totalizando 45 horas de formação. Serão abertas duas turmas, cada uma com até 40 participantes, e os alunos que concluírem o curso receberão certificado de participação.
O objetivo é introduzir os participantes aos níveis elementar e básico da língua chinesa, incluindo o reconhecimento de ideogramas e a preparação para o exame de proficiência em Língua Chinesa HSK (Hànyǔ Shuǐpíng Kǎoshì (汉语水平考试)), teste oficial de Mandarim reconhecido internacionalmente.
A comunidade da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está entre os públicos-alvo do curso, podendo participar como professores, estudantes e técnicos-administrativos. A iniciativa representa uma oportunidade de ampliar a formação internacional, adquirir conhecimentos em língua e cultura chinesa, fortalecendo a atuação acadêmica e profissional no contexto de cooperação entre Brasil e China.
Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, entre em contato pelo e-mail assistente.gcub@gmail.com.