Esse site utiliza cookies
Curso de Geografia celebra 40 anos com semana especial no Câmpus de Porto Nacional
O curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, comemora seus 40 anos de existência entre os dias 3 e 8 de novembro. A celebração será realizada em conjunto com a Semana de Geografia da UFT e contará com uma programação especial, que promete mobilizar a comunidade acadêmica com 48 horas de atividades distribuídas ao longo de seis dias.
A iniciativa é organizada pelo Colegiado do curso de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). O evento tem como objetivo destacar o orgulho que esse percurso representa para a comunidade acadêmica, e celebrar as quatro décadas de contribuição da Geografia na formação de profissionais e no desenvolvimento do estado do Tocantins.
A história da Geografia em Porto Nacional teve início em 1985, com a entrada da primeira turma de graduação, na modalidade Licenciatura, pela então Faculdade de Filosofia do Norte Goiano (Fafing). O Bacharelado veio alguns anos depois, em 1992, implantado no âmbito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Já o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), com o curso de mestrado, foi concretizado em 2011, pela UFT.
Para o professor Lucas Barbosa e Souza, docente do curso, o momento é de celebração, mas também de reflexão sobre o papel da Geografia no mundo contemporâneo “Para mim é uma honra ser docente de um curso com tanta história, com tantos egressos ocupando o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento deste estado. Muitos professores de Geografia do Tocantins tiveram sua formação no Câmpus de Porto Nacional, assim como os geógrafos que atuam em órgãos públicos e privados. Temos uma equipe sólida de docentes, todos doutores, com reconhecida expertise em suas áreas de atuação. Por tudo isso, devemos comemorar esse quadragésimo aniversário e nos preparar para desafios que virão adiante. O espaço geográfico é uma espécie de materialização da sociedade que o produz, então carrega as marcas da desigualdade e da exploração da natureza, características de nosso tempo. A Geografia busca compreender essa realidade e propor caminhos para um mundo mais justo e equilibrado!” Conclui.
Atualmente, a UFT mantém os cursos de Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia, com ingresso regular de novas turmas. A formação oferecida tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da área no Tocantins e em vários outros estados brasileiros, com a atuação de professores, geógrafos e mestres em Geografia formados pela instituição.