Esse site utiliza cookies
Conexões Inovato discute Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e conflitos de interesse na atuação de pesquisadores públicos
Nos dias 25 e 28 de agosto, ocorreu na Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Agência de Inovação (Inovato), o evento Conexões Inovato, que trouxe ao centro do debate os desafios e as possibilidades de aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) nas universidades públicas brasileiras.
A programação incluiu workshops, mesas redondas e minicursos, realizados nos Câmpus de Gurupi e Palmas. Ao todo, cerca de 60 participantes estiveram presentes, entre docentes, pesquisadores, estudantes, gestores de inovação, profissionais de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e representantes da comunidade externa. A diversidade de perfis reforça a contribuição para o fortalecimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação na UFT e na região.
O evento destacou a questão do conflito de interesses na atuação de pesquisadores públicos em empresas privadas, além de discutir os instrumentos jurídicos e os mecanismos de formalização de parcerias. A temática foi abordada tanto sob a perspectiva dos limites legais quanto das oportunidades de participação ética e segura desses profissionais em projetos de inovação no setor produtivo.
Os encontros contaram com a presença de Dr. Ronaldo David Viana Barbosa e Felipe Schauffert Ávila da Silva, da SINOVA/UFSC e do grupo de pesquisa VIA Estação do Conhecimento, referência nacional em inovação, empreendedorismo e habitats de inovação. As discussões abordaram temas como transferência de tecnologia, empreendedorismo acadêmico, proteção da propriedade intelectual, e gestão de conflitos de interesse, promovendo um espaço qualificado de diálogo entre diferentes atores do ecossistema de inovação.
Segundo a diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Inovato, professora Dra. Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, eventos como este fortalecem o ecossistema de inovação da universidade e criam pontes entre a produção científica e as demandas da sociedade:
“Debates técnicos e capacitações sobre o Marco Legal são estratégicos para a UFT, pois qualificam nossos pesquisadores e gestores, ampliam a inserção da universidade em projetos de inovação, asseguram segurança jurídica e fortalecem parcerias com empresas, potencializando o impacto social e econômico da pesquisa. Já o conflito de interesses é um dos maiores desafios contemporâneos. Avançar nessa pauta requer mecanismos institucionais claros e transparentes, que permitam ao pesquisador atuar junto ao setor produtivo sem abrir mão da integridade acadêmica e do interesse público.”.
O Dr. Ronaldo David Viana Barbosa também destacou a relevância da discussão sobre os limites e possibilidades de atuação do pesquisador público em ambientes privados:
“Tivemos a oportunidade de participar de atividades muito importantes, tanto em Gurupi quanto na Inovato, auxiliando diretamente o Núcleo de Inovação Tecnológica. Nossas conversas se concentraram em dois importantes temas: o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI) e aspectos relacionados a conflitos de interesse envolvendo pesquisadores públicos em empresas e spin-offs acadêmicas. Foi uma semana produtiva, onde pudemos contribuir para fortalecer a cultura de inovação e o entendimento de temas essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias. Como fruto dessa colaboração, vem aí também a primeira oferta tecnológica da UFT. Isso é conhecimento. Isso é colaboração e cocriação. Isso é Inovação.”
Com informações do Núcleo de Inovação Tecnológica