Esse site utiliza cookies
Capacitação sobre inclusão e acessibilidade fortalece práticas institucionais e valoriza atuação das equipes da UFT
A Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), concluiu a capacitação “Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na Educação Superior: estratégias e práticas pedagógicas para inclusão e acessibilidade”, promovida por meio do Serviço de Apoio Social, Pedagógico e Psicológico (SASPP), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Realizado de forma on-line, o curso teve carga horária total de 32 horas, distribuídas em quatro módulos, e reuniu mais de 40 servidores técnico-administrativos que atuam na assistência estudantil, no atendimento aos acadêmicos e nas pró-reitorias da UFT, além de representantes de outros câmpus e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Ao longo dos encontros, realizados entre 14 de novembro e 5 de dezembro, foram abordados temas como o histórico da educação inclusiva, a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estratégias pedagógicas para estudantes com TDAH e transtornos de aprendizagem, fundamentos da linguagem simples e da audiodescrição, além do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) aplicado ao ensino superior. A formação promoveu intenso diálogo entre as equipes, com estudos de caso e troca de experiências, contribuindo para o aprimoramento das práticas institucionais voltadas à inclusão, à acessibilidade e à permanência estudantil.
Para o coordenador da Coest, Geraldo Aurélio, a capacitação representa um marco importante no fortalecimento de práticas inclusivas no ambiente acadêmico. “Essa iniciativa reforça o compromisso institucional com a promoção de espaços mais acolhedores e acessíveis para toda a comunidade universitária. Investir em formação é investir em transformação, e essa experiência demonstrou, mais uma vez, o impacto positivo de ações colaborativas”, destacou, ressaltando ainda o papel fundamental do SASPP e o apoio da Direção do Câmpus de Palmas para a realização da atividade.
Nesse sentido, o diretor do Câmpus de Palmas, Moisés de Souza Arantes Neto, enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelas equipes locais. Segundo ele, a capacitação é resultado direto do empenho técnico e do compromisso cotidiano dos servidores do Câmpus com a inclusão. “Temos no Câmpus de Palmas equipes que conhecem a realidade dos estudantes, atuam de forma responsável e constroem soluções mesmo diante de limitações estruturais. Defender e investir nesse trabalho é reconhecer que a inclusão acontece a cada dia, em que cada aluno alcance um atendimento qualificado, resultado do esforço coletivo dos nossos servidores”, afirmou.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFT, professor Kherlley Barbosa, parabenizou a iniciativa pelo fortalecimento das políticas institucionais. “Os desafios para efetivar as políticas de inclusão e permanência só serão superados com ações como essa, que investem na formação e na integração dos servidores da Reitoria e dos Câmpus”, afirmou.
A pedagoga do SASPP, Patrícia, destacou que a parceria com a UFRN vem sendo construída desde 2023 e se consolidou com a realização da capacitação. Para ela, a ação alcançou objetivos profundos ao integrar diferentes setores da instituição. “Após a pandemia, esse foi o evento que mais integrou as equipes que atuam diretamente na Assistência Estudantil. A formação colaborou para validar a importância do nosso trabalho e das demandas de estruturação necessárias para garantir a permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com necessidades educacionais específicas”, avaliou.
Representando a UFRN, a psicóloga Danielle Garcia, da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA), destacou a importância da troca de saberes entre as instituições. “Os encontros possibilitaram discutir marcos legais da educação inclusiva, compartilhar experiências institucionais e apresentar ferramentas como Linguagem Simples, Audiodescrição e o Desenho Universal para a Aprendizagem, fortalecendo o compromisso das universidades com a promoção de uma cultura inclusiva”, ressaltou.
Participante da capacitação, o tradutor e intérprete de Libras Anderson Carvalho da Silva, destacou o caráter prático e colaborativo. “Foi uma troca muito valiosa entre os câmpus da UFT e a Reitoria, com destaque para os casos práticos e para a experiência da SIA/UFRN, que favoreceram um aprendizado mútuo e interativo”, avaliou.
“A capacitação representa o esforço coletivo dos nossos servidores e reafirma nosso compromisso com a construção de uma UFT mais inclusiva, fortalecida na atuação integrada das equipes de assistência estudantil em consonância com estratégias institucionais de apoio aos estudantes”, finalizou o diretor Moisés Neto.