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    UFT recebe, pela 1ª vez, o Exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
    INTERNACIONALIZAÇÃO

    UFT recebe, pela 1ª vez, o Exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

    O Exame é destinado a estudantes estrangeiros que precisam comprovar o domínio da Língua Portuguesa

    Por  Lidiane Machado e Samuel Lima  | Publicado em 20/10/2025 - 20:06  | Atualizado em 23/10/2025 - 19:24
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    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu um importante passo na sua trajetória de internacionalização ao receber, pela primeira vez, a aplicação do exame do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O exame na UFT, aplicado nos últimos dias 21 e 22 de outubro, foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB). O Celpe-Bras e é o principal mecanismo oficial de avaliação da proficiência em português como língua estrangeira no Brasil e no exterior.

    A aplicação inédita do exame na UFT conta com a presença de duas representantes da Comissão Técnico-Científica do Celpe-Bras: as professoras Graziela Hoerbe Andrighetti (Unisinos/Inep) e Márcia Niederauer (UnB/Inep). Ambas são doutoras e especialistas reconhecidas no campo da educação e da língua portuguesa, contribuindo para o aprimoramento do exame em nível nacional e internacional. De acordo com a Coordenação de Relações Internacionais da UFT (Relinter), sete (7) acadêmicos estrangeiros estão sendo avaliados até esta quarta-feira (22).

    Destinado a estrangeiros que desejam comprovar seu domínio do português, o Celpe-Bras é uma exigência para aqueles que pretendem ingressar em cursos de graduação nas universidades brasileiras, como é o caso de alunos do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades Graduação (PEC-G) e Estudantes convênio Pós-graduação (PEC-PG). O Exame de Proficiência em Língua Portuguesa foi criado pelo Ministério da Educação e, por meio do Inep, o Exame foi instituído pela Portaria nº 1.787 em 1994 e teve sua primeira aplicação realizada em 1998, no Brasil.

    Ana Cláudia, Graziela, Márcia, Leineker, Ádila e Greize (E p/ D) , durante visita à Reitoria da UFT (Foto: Divulgação Relinter)
    Ana Cláudia, Graziela, Márcia, Leineker, Ádila e Greize (E p/ D) , durante visita à Reitoria da UFT (Foto: Divulgação Relinter)

    As professoras Graziela e Márcia foram recebidas na segunda-feira (20) pelo vice-reitor da UFT, professor Marcelo Leineker, e pela coordenadora da Relinter, Ádila Lima; elas vieram acompanhadas das professoras Ana Claudia Turcato de Oliveira e Greize Alves da Silva, ambas do curso de Letras (Câmpus de Porto Nacional).

    As representantes do Inep explicaram que há 59 postos aplicadores no Brasil e 82 postos aplicadores no exterior. "A cada ano, o Celpe-Bras tem se consolidado ainda mais como um mecanismo de difusão do português e valorização da diversidade sociolinguística e cultural do país, contribuindo também na integração de estrangeiros em contextos acadêmicos, profissionais e sociais ao estabelecer parâmetros claros e éticos de avaliação da competência comunicativa", informou a professora Graziela, enfatizando que o Exame se tornou um sólido instrumento de avaliação de proficiência e de fortalecimento da política linguística brasileira, com efeitos retroativos positivos sobre o ensino de língua portuguesa para estrangeiros e sobre a formação de professores nessa área.

    Segundo o Inep, o Exame também fortalece as ações de internacionalização da educação superior brasileira, já que muitas universidades utilizam o certificado como requisito de ingresso, e de revalidação de diplomas. "Ao adotar uma abordagem comunicativa e contextualizada, o Celpe-Bras rompe com modelos tradicionais de testes centrados apenas na gramática e enfatiza o uso real da língua em situações significativas de interação. Essa perspectiva torna o exame coerente com princípios contemporâneos de ensino e avaliação de línguas, ao mesmo tempo em que o consolida como uma política pública que promove inclusão, mobilidade e diálogo intercultural", diz a professora Márcia.


    Tags:  Celpe-Bras,  PEC-PLE,  Relinter,  Internacionalização,  PEC-G,  PEC-PG.  
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