Esse site utiliza cookies
Alunos internacionais participam de imersão cultural e ambiental no Canguçu
Entre os dias 23 e 26 de julho, um grupo de estudantes internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participou de uma imersão cultural e ambiental no Centro de Pesquisa Canguçu, no sul do estado. A atividade foi organizada pela Coordenação de Internacionalização (Relinter) e reuniu 11 alunos dos programas PEC-G e PEC-PLE, além de quatro servidores da UFT e um motorista.
A proposta foi oferecer aos estudantes uma vivência fora do ambiente urbano, incentivando o uso da língua portuguesa, com ampliação de vocabulário, e promovendo a integração com aspectos culturais e naturais do Tocantins. Durante a imersão, os participantes participaram de trilhas na natureza, atividades em sala de aula, brincadeiras didáticas e um passeio de barco pelo Rio Javaés.
A estudante internacional Sahara Emilia Tsouadiabantou disse que essa foi uma experiência inesquecível. "Gostei muito dessa experiência. Uma coisa que nunca pensei que fosse viver na minha vida. Eu assistia aos filmes que me davam vontade de fazer acampamento na floresta e hoje sou muito grata por viver esta experiência única. É uma coisa que eu nunca vou me esquecer. Me marcou de verdade".
Segundo a coordenadora da Relinter, Ádila Maria, a ação teve impacto positivo tanto para os estudantes quanto para a equipe da UFT. “A experiência foi ímpar para todos nós, pois pudemos mostrar um pouco de nosso ambiente, cultura, animais do cerrado e recursos naturais. Além disso, eles demonstraram aprendizado em palavras novas da língua portuguesa e nós aprendemos com eles sobre a cultura deles”, destacou.
Durante os encontros em sala de aula, os alunos compartilharam também os costumes e diferenças culturais de seus países de origem. “Momentos assim são gratificantes, pois é uma oportunidade de fazer a diferença para esses estudantes que escolheram a UFT para cursar a graduação e que vão levar esse retorno aos seus países”, completou Ádila.
Além do aprendizado acadêmico e linguístico, a atividade fortaleceu os laços entre os alunos e os colaboradores da Relinter. A convivência próxima durante os quatro dias ajudou a criar um ambiente de acolhimento e confiança, fortalecendo o apoio institucional à permanência e integração dos estudantes estrangeiros na UFT.