Esse site utiliza cookies
Alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia visitam a Embrapa de Palmas
No dia 10 de junho de 2025, os alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a tutoria do professor Nilton Marques, acompanhados pela professora Verônica Lameira, realizaram uma visita técnica à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na unidade de Palmas-TO. A iniciativa integrou o evento " Embrapa de Portas Abertas" que visa aproximar o público das pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela instituição nas áreas de agricultura, pecuária e pesca. Além disso, a atividade buscou evidenciar a relevância da ciência e da inovação para a produção sustentável de alimentos e para o desenvolvimento do país, em níveis local e nacional.
Durante a visita, os alunos participaram de diversas estações temáticas e atividades práticas. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se: o estudo de variedades de forrageiras utilizadas na pecuária de baixa emissão de carbono, discussões sobre agroclimatologia e aplicação de dados climáticos no manejo de lavouras, uma atividade prática na trincheira para explorar técnicas de construção de solo fértil, e explicações sobre o sistema de produção de algodão, incluindo processos produtivos e cuidados ambientais. Pesquisadores da Embrapa conduziram as explicações, compartilhando suas experiências e o impacto dos projetos em andamento.
A visita proporcionou aos alunos uma compreensão mais aprofundada do papel da Embrapa como empresa pública estratégica para o crescimento do setor agropecuário. Segundo professora Verônica Lameira, a experiência permitiu observar de perto como a pesquisa científica aplicada impacta positivamente a produção agrícola e pecuária. “A Embrapa mostra, na prática, como é possível aliar produtividade e sustentabilidade no campo,” destacou. Ela também ressaltou que temas como mudanças climáticas, manejo do solo e a integração entre Economia, Agricultura e Meio Ambiente foram abordados com profundidade durante a visita. “Esses são elementos fundamentais para pensar políticas públicas eficazes e comprometidas com o desenvolvimento sustentável,” completou.
A visita à Embrapa proporcionou uma experiência enriquecedora aos participantes, ao evidenciar a conexão entre ciência, produção e sustentabilidade. Segundo o estudante de Ciências Econômicas, Lucas Ruan, que participou da atividade, “foi uma oportunidade de aprender na prática como o conhecimento técnico gera soluções inovadoras para o campo, beneficiando a economia e o meio ambiente.” A visita também promoveu uma maior aproximação entre a universidade e uma das mais importantes instituições de pesquisa do Brasil, incentivando a curiosidade científica e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Com informações de Nilton Marques de Oliveira