Esse site utiliza cookies
Acadêmicos de Jornalismo da UFT divulgam conteúdos produzidos para a Revista Pegadas, do Nujor/UFT
Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) produzem conteúdos para a newsletter e para a revista Pegadas, com publicação semestral. As produções são desenvolvidas no Estágio Supervisionado e no Núcleo de Práticas Jornalísticas (Nujor), que reúne atividades de extensão, pesquisa e prática profissional.
O projeto é coordenado pelas professoras Valquíria Guimarães da Silva, Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti e Ana Daisy Araújo Zagallo. As reportagens, entrevistas e análises buscam dar visibilidade às ações de extensão e pesquisa do curso, sempre conectadas a temas atuais e relevantes para a comunidade acadêmica e regional. A cada semestre, um novo grupo de alunos participa da produção.
Segundo a professora Valquíria, o processo começa com reuniões de pauta. A cada semestre, após a assinatura do Termo de Compromisso, as professoras detalham as atividades previstas, a carga horária semanal e o período de duração do estágio. “Nós iniciamos a produção com reuniões entre eu, a professora Marluce Evangelista e a professora Ana Daisy. Também contamos com a colaboração pontual da professora Maria de Fatima de Albuquerque Caracristi e da professora Lucia Helena Mendes Pereira”, explica.
Nas reuniões, as professoras e os estudantes definem as pautas da newsletter e da revista. O grupo observa as ações do curso, os trabalhos dos professores e busca sugestões enviadas pelo colegiado. Depois desse levantamento, as pautas são distribuídas entre os alunos, que seguem um cronograma de produção, entrega, supervisão, correção, diagramação e, por fim, publicação.
Sobre a edição do segundo semestre de 2025, a professora Valquíria explica: “Neste semestre, decidimos que a revista, prevista para dezembro, será totalmente dedicada ao tema ambiental. Em função da COP30, escolhemos discutir sustentabilidade, clima e meio ambiente.”