Esse site utiliza cookies
A obra "Das mulheres e da arquitetura: Fragmentos, diálogos e reflexões" será apresentada em videoconferência
O livro "Das mulheres e da arquitetura: Fragmentos, diálogos e reflexões", da arquiteta portuguesa Patrícia Santos Pedrosa, será apresentado no próximo dia 15 de maio (8h do Brasil e 12h de Portugal), durante uma videoconferência (via Google Meet) organizada pela professora do curso e Arquitetura e Urbanismo da UFT, Patrícia Orfila. A docente também será a mediadora dos diálogos juntamente com a acadêmica Carolina Oliveira.
A obra é resultado do projeto de investigação “Mulheres Arquitetas em Portugal: Construção da Visibilidade” (W@ARCH.PT). De acordo com as informações repassadas o livro reúne fragmentos, diálogos e reflexões em forma de narrativas através de um olhar crítico e reflexivo sobre as mulheres e as suas histórias, contribuindo desta forma para uma narrativa maior — a da história das mulheres arquitetas em Portugal. A autora, Patrícia Pedrosa, é docente na Universidade da Beira Interior (UBI), investigadora no Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero (Cieg) da Universidade de Lisboa, arquiteta, co-fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura, feminista, ativista e mãe.
A apresentação do livro, prefaciado por Zaida Muxí Martinez, faz parte das atividades da disciplina "História e Crítica da Arquitetura e da Cidade Moderna e Contemporânea e também do grupo de pesquisa Mulheres na Arquitetura e Urbanismo (GPMAU/CNPq). O evento é destinado a estudantes, mas a professora Patrícia Orfila, organizadora da atividade, informa que para pessoas interessadas o link do encontro virtual pode ser enviado por e-mail. A solicitação deve ser feita para o endereço patriciaorfila@uft.edu.br.
De acordo com a docente Patrícia Orfila, a atividade "incentiva a circulação de novas epistemologias no campo da arquitetura e do urbanismo e promove o diálogo entre o público de estudantes brasileiros e portugueses com a autora da obra".