- LALI
- PROJETOS DE EXTENSÃO
- PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAYÉ
- PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA E DA CULTURA KRAHÔ-KANELA
- PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA APINAYÉ/KRAHÔ
- OFICINAS
- NEPPI
- GRUPO DE PESQUISA
- OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA - PROJETO 014 - EDITAL 001/2009
- HISTÓRICO
- PROJETOS
- PROFESSORES COLABORADORES
- BOLSISTAS DE MESTRADO
- BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
- BOLSISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- OFICINAS
- RELATÓRIO DE ATIVIDADES
- OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - PROJETO 11395 - EDITAL 049/2012
- HISTÓRICO
- COLABORADORES
- BOLSISTAS DE DOUTORADO
- BOLSISTAS DE MESTRADO
- BOLSISTAS DE GRADUAÇÃO
- BOLSISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- OFICINAS
- RELATÓRIO DE ATIVIDADES
- PROJETOS PIBIC
- PROJETOS DE PESQUISA
- DISSERTAÇÕES E TESES
- TCC
- PUBLICAÇÕES
- PROGRAMA DE BOLSA INSTITUCIONAL
Defesa da Dissertação de Mestrado de Aurinete Silva Macedo
25/03/2015
A defesa da Dissertação de Mestrado de Aurinete Silva Macedo, bolsista da Educação Básica do Programa do Observatório da Educação – OBEDUC. Edital 049/2012/CAPES/INEP/UFT. Projeto intitulado a Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue e Intercultural, da Aldeia Manoel Alves, na Escola 19 de Abril, com seguinte título: Saberes Tradicionais Krahô e Educação Escolar Indígena: Um Diálogo Possível Na Escola Indígena 19 de Abril, ocorreu no mês de fevereiro de 2015, na sala do PPGL/MELL (Programa de Pós Graduação em Letras Ensino de Línguas e Literatura.
O objetivo da pesquisa foi verificar como ocorre o diálogo entre os saberes tradicionais Krahô e os saberes escolares e, consequentemente, observar como acontece à interação comunidade indígena e instituição escolar e os impasses imbricados nesse processo. Para tanto, dedicamo-nos em conhecer um pouco da cultura dos Krahô dessa aldeia e as práticas pedagógicas dos professores da referida escola.
Durante a pesquisa buscou verificar sobre a gestão escolar, de alunos e professores da Escola Indígena 19 Abril, e da comunidade da aldeia Manoel Alves sobre a importância da instituição escola para os Krahô e as expectativas desse povo com relação à escola e o que esperam dessa instituição. Investigamos também os caminhos trilhados e os obstáculos enfrentados por comunidade indígena e escola na construção do diálogo constante. Alem de Verificar as práticas dos professores da escola, lócus de nossa pesquisa; pudemos conhecer as estratégias desenvolvidas por esses professores para promover a interação entre os diferentes saberes. As constatações a que chegamos, encontram-se nas observações que fazemos ao longo desse estudo, a partir das informações que obtivemos por fontes diversas, expostas nesse trabalho.
Fizeram parte da banca os Professores Doutores Francisco Edviges Albuquerque, orientador, Prof. Dra. Raimunda Benedita Cristina Caldas/UFPA, Membro Externo, Prof. Dra. Janete Silva dos Santos/UFT, Membro Interno