Palestra - A Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue na Escola 19 de Abril


06/11/2014

O Coordenador do Programa do Observatório da Educação Escolar Indígena/OBEDUC/CAPES/INEP/UFT/LALI, professor Dr. Francisco Edviges Albuquerque, proferiu a palestra intitulada, A Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue na Escola 19 de Abril, por ocasião do Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins, ocorrido no período de 04 a 06 de novembro de 2014, na UFT/Campus de Araguaína. Fizeram parte da mesa as professoras Drªs. Maria do Socorro Pimentel da UFG e Raimunda Benedita Cristina Caldas/UFPA.

O Projeto “A Educação Escolar Indígena Krahô na perspectiva Bilíngue, Intercultural e Diferenciada” se situa no âmbito da Educação Escolar para os Povos Indígenas do Tocantins. O objetivo é estabelecer os limites extensionais e conceituais do tema em questão, auxiliando professores, alunos e comunidades Krahô, considerando a abrangência de uma proposta educativa que privilegie a comunidade educativa desse povo. No tocante ao Krahô, historicamente, a educação esteve sob o jugo das políticas de ensino da sociedade não indígena, o que tem limitado a efetivação de uma proposta educativa voltada para os anseios dos indígenas. Uma educação em consonância com a realidade da cultura e da língua indígena, ou seja, uma educação bilíngue (Krahô/Português), pautada nos pressupostos da interculturalidade. A fundamentação teórica está direcionada para o estudo da língua portuguesa como segunda língua nas escolas indígenas, postulando os autores, que discutem os fundamentos do bilinguismo infantil, a fim de analisar os aspectos da situação de uso do português nas escolas Krahô, como forma de contribuir para que os povos etnicamente minoritários tenham uma educação que reflita os anseios e necessidades das suas comunidades, que esteja calcada no seu contexto sociocultural, linguístico, político e econômico, e que sirva de instrumento de luta pela sua autodeterminação. O aspecto metodológico do trabalho trata de uma abordagem voltada para as pesquisas de base quanti-qualitativas, direcionadas para o estudo da língua portuguesa como segunda língua nas escolas indígenas Krahô, bem como, aquelas voltadas para questões relacionadas à educação escolar indígena; envolvendo os processos de contextos específicos da educação escolar bilíngue, intercultural e diferenciada, com o intuito de garantir a esse povo seus direitos constitucionais. Para os resultados preliminares resultados bastante positivos, visto que, mesmo o Projeto estando em fase de execução, já foram realizadas várias oficinas pedagógicas, para a produção de materiais didáticos, bem com para organização e publicação dos livros que serão usados como suporte didático/pedagógico. Além dos que foram publicados, temos mais três que estão passando pela fase de revisão. Assim, a exposição dos resultados levantados, após o cumprimento dos objetivos propostos, será discutida com base na produção bibliográfica de pesquisa de outros autores.