• Programa do Observatório da Educação/UFT/CAPES/INEP-Edital 049/2012, referente ao projeto nº 11395, intitulado “A Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue e Intercultural”

    O Projeto “A Educação Escolar Indígena Krahô Bilíngue e Intercultural” faz parte de um convênio entre o Campus Universitário de Araguaína (UFT/ SEDUC), através da Coordenação de Educação Indígena da FUNAI/Palmas, firmado pelas duas instituições. O objetivo é realizar um trabalho com o povo indígena Krahô, identificando as lacunas na educação ofertada na escola da aldeia, dando continuidade às ações do “Projeto de Apoio Pedagógico à Educação Indígena Krahô”, tendo em vista a realização de cursos de aperfeiçoamento que habilite os professores indígenas Krahô a atuarem nas escolas de suas aldeias como professores de língua materna no Ensino Fundamental e Médio, dentro de uma proposta de educação escolar indígena diferenciada, bilíngue e intercultural, que venha atender aos anseios e interesses desse povo, que é o resgate do Mito de Tyrkre, suas Narrativas e a manutenção da língua e da cultura indígenas nas aldeias em que vivem. A metodologia se apresenta como interdisciplinar, agregando aspectos da pesquisa ação numa concepção qualitativa e será executada na escola da Aldeia Manoel Alves em várias etapas. O projeto abrange as ações relacionadas à oferta de oficinas em língua materna e português, através da participação efetiva junto às comunidades Krahô, com ênfase na aquisição da língua materna. A aquisição da Língua Indígena em contexto de imersão oportunizará ao aluno, além do conhecimento da língua, a vivência da cultura de seu povo nas escolas de suas aldeias. A ideia do projeto surgiu a partir de uma proposta dos professores indígenas Krahô e visa a contribuir com a superação das dificuldades que eles enfrentam em relação às práticas pedagógicas de Alfabetização em Língua Materna, à escrita ortográfica indígena, bem como na elaboração do material didático pelos próprios professores Krahô, levando em consideração os aspectos históricos, socioculturais e linguísticos desse povo. Assim sendo, esperamos que ao final, os resultados possam ser utilizados também como sistematização das ações pedagógicas dos professores indígenas Krahô de outras aldeias, contribuindo para que a educação escolar indígena seja algo incorporado às práticas sociais dos indígenas em suas iterações intragrupo e intergrupo, promovendo a iterculturalidade, razão de ser das escolas nos domínios sociais indígenas.