Estágios - UFT
E-mail Imprimir PDF

I.    APRESENTAÇÃO.


 

Srs.(as) Diretores, Coordenadores, Professores e Estudantes;                


A Pró-reitoria de Graduação, por meio da Coordenação de Estágios, em atendimento à Lei 11.788/2008, Lei de Estágio e buscando consolidar a Política de Estágios da UFT, apresenta as Orientações sobre os Estágios Obrigatórios e Não-obrigatórios.

Estes procedimentos visam orientar as ações universitárias no sentido de mediar as relações entre a Universidade e o mundo do trabalho e nortear os campi quanto às diretrizes da UFT para as atividades de estágio, tanto no que se refere ao fluxo de documentos, quanto aos procedimentos para elaboração de convênios, negociação de contrapartidas e aspectos relativos às propostas pedagógicas de estágio.

O estágio curricular é um ato educativo escolar supervisionado, de caráter teórico-prático, que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório e deve integrar o projeto pedagógico do curso e o itinerário formativo do estudante.

O estágio curricular obrigatório configura-se como um espaço formativo privilegiado de diálogo crítico com a realidade que deve proporcionar ao estudante experiências práticas na sua linha de formação, favorecendo a articulação do ensino com a pesquisa e extensão. O estágio curricular não-obrigatório, por sua vez, visa a ampliação da formação profissional do estudante por meio das vivências e experiências próprias da situação profissional expressas no projeto pedagógico do curso.

Por se tratar de uma atividade fundamental para a formação, o estágio será desenvolvido sob a orientação de um Supervisor de Estágio da área, com o acompanhamento da Central de Estágios do campus e a colaboração de profissionais qualificados no campo de atuação de cada área de conhecimento.

Este Manual de Orientação do Estágio na UFT disponibiliza além dos procedimentos e atribuições gerais das instâncias envolvidas nas atividades de estágio, a legislação básica e outras orientações pertinentes, visando ao desenvolvimento dessa atividade formativa.

Além disso, estamos disponibilizando a Página de Estágios no sítio da UFT, em que o visitante terá acesso a todas as informações contidas neste Manual e o espaço “fale conosco” para que os estudantes possam esclarecer todas as dúvidas que porventura tiverem sobre o atendimento às atividades do Estágio.

A  Política de Estágio está em construção e requer um trabalho colaborativo no seu processo de implantação. Diante disso, sugestões e propostas também poderão ser encaminhadas por meio do “fale conosco” ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , para democratização das informações e procedimentos.

Atenciosamente,
Profª Berenice Feitosa da Costa Aires
Pró-Reitora de Graduação
Universidade Federal do Tocantins