Histórico

O curso de Engenharia Ambiental da UFT, que é o primeiro curso criado no Brasil, com ingresso de alunos desde 1992. O projeto do curso de Engenharia Ambiental da UFT foi estruturado a partir da criação e regulamentação da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente que passou a ser uma exigência para a solução dos problemas mais presentes da degradação ambiental, mas, principalmente para conservar e preservar os recursos naturais existentes.

Tendo em vista a necessidade de mão-de-obra qualificada para tratar questões relacionadas com a proteção ambiental e levando em consideração os grandes ecossistemas brasileiros presentes no Tocantins - Cerrado, Floresta Amazônica, Pantanal e Caatinga, que caracterizam o estado como uma região de ecótonos e pensando em disseminar esse profissional para as demais regiões brasileiras, a Fundação Universidade do Tocantins/UNITINS implantou o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil e o Ministério da Educação e do Desporto, por meio da Portaria No 1693, de 5 de dezembro de 1994, criam a área de Engenharia Ambiental e definem o seu currículo mínimo. Vale ressaltar que no processo de transição para federalização da UNITINS o referido curso foi incorporado a Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, entidade com personalidade jurídica de direito público, instituída pela Lei 10.032 de 23 de outubro de 2000, efetivando suas atividades em maio de 2003, com a posse dos primeiros professores efetivos.

O curso de Engenharia, bacharelado, com habilitação em Engenharia Ambiental, ministrado hoje pela Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial de 20 de Abril de 1993 publicado no Diário Oficial da União no. 74 de 22 de Abril de 1993. A Instituição é consciente de que o referido curso tem por função preparar indivíduos para o exercício de uma profissão, mas a sua formação humanística também é compromisso para a formação do cidadão crítico, reflexivo e consciente de seu papel na sociedade. Atualmente, a UFT já encaminhou para o mercado de trabalho aproximadamente 375 engenheiros ambientais. Sendo que a maioria está atuando no próprio estado.

A capacidade de investigar e a de "aprender a aprender" são condições necessárias para que o profissional possa assimilar os constantes novos desafios da sociedade contemporânea em uma era de rápidas, constantes e profundas mudanças. Para tanto, o compromisso construtivo deve estar presente em todas as atividades curriculares, de modo a criar as condições necessárias para o permanente processo de educação continuada. Nesse contexto a Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), preconiza que os profissionais de Engenharia desempenhem função técnica nas áreas de planejamento, projeto, supervisão e controle, nas instituições privadas e públicas. Assim, o engenheiro deverá compreender os problemas administrativos, econômicos e sociais do meio ambiente, de acordo com os conhecimentos adquiridos. Vale ressaltar, que a sua formação possibilita-o atuar em equipes multidisciplinares.
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