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Estrutura Organizacional

Direção Geral

- Gerir as atividades relativas ao DTE;
- Representar o DTE e promover o seu relacionamento com órgãos congêneres;
- Homologar a escala de férias dos servidores da DTE e as respectivas alterações;
- Cumprir e fazer cumprir as normas regimentais estabelecidas, bem como toda legislação e normas internas afetas à sua área de atuação;
- Promover reuniões periódicas para debater problemas e assuntos de interesse do DTE;
- Presidir o conselho técnico pedagógico do DTE;
- Desempenhar os demais atos inerentes à Direção do DTE;
- Promover articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com a finalidade de integrar as ações;
- Articular com as Prefeituras, Secretarias Estaduais e Municipais, Órgãos de Fomentos, visando atingir as metas do DTE.

Coordenação Administrativa

- Executar os procedimentos administrativos, orçamentário e financeiro de recursos destinados à EAD;
- Orientar e acompanhar a execução orçamentária e financeira dos projetos de EAD em desenvolvimento na UFT;
- Acompanhar junto aos órgãos financiadores a liberação de recursos destinados ao DTE;
- Atuar de forma conjunta com as IES parceiras na gestão dos recursos destinados aos programas, projetos e/ou cursos de graduação e pós-graduação à distância;
- Executar os recursos conforme prioridades estabelecidas nos projetos;
- Acompanhar e fiscalizar a execução de contratos junto a fundações de apoio ao ensino e à pesquisa;
- Acompanhar a execução de convênios dos cursos de EAD;
- Elaborar relatórios gerenciais da execução orçamentária e financeira dos recursos destinados ao DTE;
- Auxiliar e fornecer suporte técnico-administrativo nos projetos que serão desenvolvidos por intermédio do DTE;
- Elaborar projetos para a captação de recursos financeiros necessários para atender à expansão dos programas EAD na UFT;
- Controlar o patrimônio adquirido pelo DTE;
- Representar o DTE perante os órgãos administrativos da UFT, auditorias e demais órgãos públicos ou privados, nacionais ou não, sob delegação da Direção.

Coordenação Pedagógica

- Cuidar de todos os aspectos que dizem respeito à didática e às metodologias para a educação a distância vinculada ao DTE, pautando-se continuamente suas ações em sintonia com as demais coordenadorias;
- Realizar contínuas ações no sentido de assessorar docentes, tutores e monitores, para promoção da qualidade no processo ensino-aprendizagem em educação à distância;
- Indicar as áreas de prioridades para a formação e treinamento de docentes, discentes, tutores, monitores e funcionários para boas práticas pedagógicas e didáticas em educação à distância;
- Analisar conteúdos programáticos, provas, testes, sugerindo mudanças, quando necessário;
- Prestar suporte pedagógico aos professores das disciplinas;
- Coordenar e orientar o processo de planejamento de ensino dos professores;
- Elaborar programas de assessoramento aos docentes, tutores e monitores para construção de apostilas, livros, vídeo aulas e multimídias, com pedagogia e didática apropriadas para educação à distância;
- Realizar controle constante e atualização sistemática, no sentido de manter a qualidade didático-pedagógica na educação à distância da UFT, assegurando qualidade para o processo ensino-aprendizagem;
- Auxiliar na construção, uso e melhoria de instrumentos, cientificamente elaborados, de avaliação da qualidade das ações que envolvem a educação à distância na UFT, pesquisando o estado de atendimento das expectativas dessas ações e seus elementos;
- Prestar assessoria pedagógica nos processos de criação de cursos que utilizem a educação à distância;
- Atuar na implementação de ações de qualificação dos profissionais envolvidos com a EAD na UFT.
Coordenação de Pesquisa
- Traçar diretrizes para orientar ações no campo da pesquisa em EaD, zelar pela execução destas e estimular sua produção e qualidade;
- Incentivar e acompanhar estudos e desenvolvimento de sistemas informatizados envolvendo diferentes mídias, visando o desenvolvimento de pesquisas e o uso da tecnologia nas modalidades do ensino a distância e presencial;
- Incrementar e fortalecer a criação de núcleos e grupos de pesquisa, em projetos de pesquisa em EaD;
- Estimular o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, promovendo a participação dos alunos em projetos e eventos internos e/ou externos à unidade;
- Buscar e divulgar as informações recebidas sobre formas de captação de recursos na UFT e fora dela (agências financiadoras, indústrias, empresas, etc.) bem como de órgãos internacionais de apoio à pesquisa;
- Compilar todos os trabalhos e projetos apresentados e/ou publicados em EaD em eventos científicos em todos os âmbitos (local, regional, nacional etc.).

Coordenação de Pós-graduação

- Auxiliar na elaboração e proposição de cursos de pós – graduação lato sensu e stricto sensu e cursos de Aperfeiçoamento, na modalidade de ensino a Distância que serão ofertados a graduados;
- Elaborar um programa de atividades de pós-graduação, para aprovação pelo Conselho Técnico do DTE;
- Propor os requisitos mínimos dos Programas de Pós-Graduação atendendo as normas gerais estabelecidas pela legislação vigente;
- Aprovar as Linhas de Pesquisa na modalidade a distância dos Programas de Pós-Graduação e os requisitos estabelecidos para cada uma delas;
- Aprovar o número de vagas dos Programas de Pós-Graduação na modalidade à distância;
- Promover o desenvolvimento das atividades de pós-graduação do DTE;
- Propor e discutir ajustes, acordos ou convênios, acadêmicos ou financeiros, para suporte, cooperação ou desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação na modalidade à distância;
- Avaliar o funcionamento e o desempenho dos Programas de Pós-Graduação na modalidade à distância;
- Atuar como órgão informativo e consultivo do Conselho Técnico do DTE, em matéria de pós-graduação.
Coordenação de Tecnologia de Apoio à Aprendizagem
- Desenvolver, implementar e atualizar o site de EAD do DTE;
- A organização da equipe tecnológica e gráfica que viabilizará o bom andamento dos projetos do DTE, tais como:
a) Criação, tratamento e edição de imagens gráficas, manuais e digitais, diagramação de conteúdos, fotos e ilustrações, organizando sua disposição para produção e pré-impressão;
b) Criação e manutenção de websites, elaborando o projeto estético e funcional, customizar a plataforma MOODLE dentro dos princípios da interoperabilidade entre a UFT, o Sistema Acadêmico da UFT (SIE) e o MEC, interface ao usuário e implementação de conteúdos de EaD e as novas mídias e linhas de programas que por ventura surjam.
- Pesquisar, planejar e auxiliar no desenvolvimento e implantação de projetos de tecnologia digital e de suporte e manutenção dos recursos tecnológicos necessários à implementação dos cursos e projetos de educação à distância;
- Apoiar o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação e sua utilização no processo educacional;
- Orientar os professores na elaboração e integração das diferentes mídias tecnológicas que farão parte do material didático desenvolvido para os cursos nas modalidades à distância e presencial;
- Promover estudos e desenvolvimento de sistemas informatizados envolvendo diferentes mídias (ambientes virtuais de aprendizagens, laboratórios virtuais, objetivos educacionais, videoconferência, conferência web), visando o desenvolvimento de pesquisas e a universalização do uso da tecnologia nas modalidades do ensino a distância e presencial; e
- Fomentar, coordenar e avaliar a utilização da tecnologia nos projetos em desenvolvimento;
Coordenação de Gestão de Pólos
- Acompanhar os pólos de apoio presencial, localizados nos municípios conveniados com a UFT, em suas estruturas de apoio, tais como: laboratório de informática, sala de multimídia, sala de aula comum, biblioteca, secretaria acadêmica, laboratórios específicos das áreas;
- Manter contatos com os coordenadores de pólos locais articulando os planos de gestão de cada curso com os planos de gestão de cada pólo a que os cursos estão vinculados;
- Acompanhar a organização e desempenho dos tutores presenciais junto ao coordenador de pólo local;
- Realizar juntamente com os coordenadores de cursos a seleção de tutores presenciais de acordo com o programa;
- Acompanhar o processo de seleção dos Coordenadores de Pólos;
- Orientar os Coordenadores de Pólos nas obrigações de responsabilidades e documentações regidas pelo MEC no processo de avaliação;
- Propor instrumento de avaliação da instancia que lhe compete; e
- Articulação com as Prefeituras visando o bem funcionamento do Pólo.

Coordenação de Projetos Especiais

- Realizar projetos especiais nas áreas de educação à distância (EAD), voltados aos interesses da Universidade e da comunidade em geral, com o objetivo de subsidiar e fundamentar ações e concepções que diminua as deficiências no campo da educação;
- Promover e/ou apoiar seminários, congressos, encontros e outros eventos relacionados a projetos especiais com a finalidade de propiciar o aprimoramento de docentes, especialistas e alunos, na área de educação à distância;
- Atuar em parceria e assessoria referentes a projetos especiais a outras instituições de ensino superior, escolas de educação e de ensino fundamental e médio, e outros órgãos ligados ao ensino;
- Divulgar os resultados dos projetos realizados pela COPE, assim como eventos e informações de interesse para profissionais da área de educação, que ocorram no âmbito da UFT ou fora dela;
- Manter intercâmbio e parceria com instituições brasileiras e estrangeiras, ligadas a projetos especiais na modalidade EAD;