Get Adobe Flash player

O que é CPA?

imagem_lapis
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) constitui-se em um órgão de representação acadêmica e social permanente de coordenação do processo de avaliação interna institucional da Universidade.

Sua finalidade é implementar o processo de auto-avaliação (avaliação interna), em caráter institucional, e coordená-lo de acordo com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo SINAES e em consonância com as diretrizes internas, princípios e critérios definidos pela Universidade, respeitando as especificidades de suas atividades e sua missão institucional. (download regimento CPA/CSA)

A CPA é composta por representação dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica e a sociedade civil: docente, discente, técnico-administrativo, egresso da Universidade ou representante da  sociedade civil.


Comissão Setorial de Avaliação:


A comissão setorial de avaliação (CSA) se constituirá como responsável pela avaliação interna institucional de cada Campus e será composta por um representante docente, de cada curso do Campus,  representante discente e  representante técnico-administrativo.

O  presidente da CSA de cada campi será o membro da CPA , sendo que  o  Presidente e o Vice-Presidente, serão eleitos dentre os representantes das categorias docente e técnico-administrativa.

 

O que é Avaliação Institucional?


A Avaliação das Instituições da Educação Superior faz parte do processo avaliativo instituído pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação superior lei 10.861 de 14 de abril de 2004) (Lei 10.861).  O SINAES é um sistema de avaliação global e integrada das atividades acadêmicas, composto por três processos diferenciados:

  •  Avaliação das Instituições de Educação Superior
  •  Avaliação dos cursos de graduação
  •  Avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE)

A Avaliação Institucional compõe-se de duas modalidades:

  • Auto-avaliação: coordenada e executada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) caracteriza-se como um processo de autoconhecimento, acerca das ações que são desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa ,  extensão e da gestão, relacionando-as com o que está proposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e refletindo sobre sua organização e gestão acadêmica ou administrativa.
  • Avaliação Externa:realizada por comissões designadas pelo Inep, ela tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações.